O título remete ao filme, de 1966, “Paris está em chamas?”, com roteiro de Gore Vidal e Francis Ford Copola, dirigido por René Clément e protogonizado por  Jean-Paul Belmondo, Charles Boyer, Leslie Caron e muitos outros grandes artistas.

Conta a história, no final da Segunda Guerra Mundial, quando Hitler, já com a certeza da derrota, manda incendiar completamente Paris, incluindo monumentos e museus.

Porto Alegre está em chamas? Sim.

Como se vislumbrassem a derrota em 2024, as tropas sob o comando do “alcaide” local estão a destruir Porto Alegre.

Dizimaram o Parque Harmonia.

Queriam dizimar a Redenção com um projeto de concessão que incluia um estacionamento subterrâneo para 577 veículos, além de permitir o uso dos espaços para centros de gastronomia, como, aliás, já o fez com o complexo do lago. O projeto previa a derrubada de 400 árvores (sim, está no projeto!). Some-se a isso, a recente colocação de um contêiner (aqui) ao lado do monumento mais famoso de Porto Alegre, depois do Gaúcho: o Monumento ao Expedicionário.

A Redenção é tombada! Agridem como quem quer explodir a Torre Eiffel.

Estão em andamento as concessões do Parque Marinha e os trechos 2 e 3 da Orla do Guaíba.

A legislação foi alterada para fazer o mesmo com a Fazenda do Arado na Zona Sul (aqui).

A eufemisticamente chamada revitalização do 4º Distrito.

E, recente, a proposta de alteração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental – PDDUA – que pretente partir o plano em dois, retirando da lei a parte chamada de “Plano Regulador” (aqui), ou seja, abrir as comportas para a indústria da construção civil fazer o que bem entende.

E temos ainda a proposta para “recuperação do Arroio Dilúvio” que, em troca, poderá ser cercado por tantos altos prédios (mais e mais unidades vazias em uma Porto Alegre que já tem mais de 110.000, segundo o censo de 2022) quanto as construtoras desejarem (aqui).

Porto Alegre perde sua população, mas o desejo de ser uma Dubai não sai da cabeça dos nossos executivos e sua tropa de generais construtores.

Sim, em breve Porto Alegre estará em chamas!

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/07/Paris.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/07/Paris-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyE aí, PrefeitoO título remete ao filme, de 1966, 'Paris está em chamas?', com roteiro de Gore Vidal e Francis Ford Copola, dirigido por René Clément e protogonizado por  Jean-Paul Belmondo, Charles Boyer, Leslie Caron e muitos outros grandes artistas. Conta a história, no final da Segunda Guerra Mundial, quando Hitler, já com a...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!