Dâmocles Melo era um cortesão bastante bajulador na corte dos tiranos Construtores, de Porto Alegre. Ele dizia que, como grandes homens de poder e autoridade, os Construtores eram verdadeiramente afortunados.

Os Construtores ofereceram-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte, sendo servido por todas as benesses que a fortuna proporciona. No meio de todo o luxo, os Construtores, após conseguirem de Dâmocles Melo tudo o que desejavam da cidade, ordenaram que uma espada fosse pendurada sobre o pescoço de Dâmocles Melo, presa apenas por um fio de rabo de cavalo. Ao ver a espada afiada suspensa diretamente sobre sua cabeça, Dâmocles Melo perdeu o interesse pela excelente vida e abdicou de seu posto, dizendo que não queria mais ser tão afortunado.

Primeiro, é um sonho que Dâmocles Melo vá abdicar de ser tão afortunado. Entregou-se de corpo e alma para o “sistema”. Sabe que, cedo ou tarde, sua vida pública terá fim. Busca garantir, agora, um futuro que pensa ser promissor junto aos Construtores. A certeza de uma guaica cheia para garantir a ignóbil velhice que terá.

Segundo, Dâmocles Melo demonstra cotidianamente não passar de um demagogo. Fantasia-se de povo e visita os lugares do povo prometendo migalhas. Quem conhece sabe: está a dizer: fiquem aí, pois as áreas nobres serão para os nobres.

A espada de Dâmocles Melo é uma alusão frequentemente usada representando a insegurança daqueles com grande poder (devido à possibilidade deste poder lhes ser tomado de repente) ou, mais genericamente, a qualquer sentimento de danação iminente.

Dâmocles Melo perderá seu poder muito em breve, por isso a necessidade de entregar a cidade o mais rapidamente possível. Já sente a danação iminente.

Como todo cortesão bajulador – e a história nos mostra – acabará no ostracismo. Não sem antes, infelizmente, ter praticado todo o mal que estava ao seu alcance enquanto no poder da cidade.

Mas, sabemos, Dâmocles Melo não passa de um réles fantoche financiado pelos Construtores. A espada cairá quando não for escolhido pelos Construtores na próxima eleição…

Texto adaptado da Wikipedia sobre a Espada de Dâmocles. Imagem também.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/800px-Damocles-WestallPC20080120-8842A.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/800px-Damocles-WestallPC20080120-8842A-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyE aí, PrefeitoConstrutores,Dâmocles,Espada de Dâmocles,Porto AlegreDâmocles Melo era um cortesão bastante bajulador na corte dos tiranos Construtores, de Porto Alegre. Ele dizia que, como grandes homens de poder e autoridade, os Construtores eram verdadeiramente afortunados. Os Construtores ofereceram-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte, sendo servido por todas...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!