Não sou um sujeito super informado. Portanto, posso estar enganado ao dizer que ainda não vi nada na mídia alguma análise que relacione esses dois eventos, Copa2014 e Olimp2016, e seus possíveis impactos negativos sobre o meio ambiente.

O tese básica para a defesa da realização de uma copa do mundo em um país é que uma série de necessários investimentos em infraestrutura serão realizados. Na realidade, todas essas obras de infraestrutra – ampliação de aeroportos, estradas, tranportes, etc., sem falar na reforma/ampliação/construção de estádios de futebol – são baseadas em um modelo desenvolvimentista que privilegia o consumismo. E em eventos como esses, um consumismo exacerbado, desenfreado, que fará aumentar de forma violenta a produção de bens descartáveis e altamente poluidores, na produção e no descarte. Papel e plástico entre eles, nos mais variados formatos. Todos virarão lixo, terminados os eventos.  Bebibas, frituras,  e sei lá mais quanta coisa que gerarão um passivo de lixo a ser tratado. Mais automóveis e ônibus circulando. A lista de poluição no rastro dos eventos será grande…

Estaremos preparados para lidar com isso durante e depois?

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyFaça a sua partePara pensarCopa2014. Pan2016,lixo,Olimpíadas2016,poluiçãoNão sou um sujeito super informado. Portanto, posso estar enganado ao dizer que ainda não vi nada na mídia alguma análise que relacione esses dois eventos, Copa2014 e Olimp2016, e seus possíveis impactos negativos sobre o meio ambiente. O tese básica para a defesa da realização de uma copa do...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!