Sun Tzu, para os que possam não saber, foi um Sun Tzu foi um estrategista militar e filósofo chinês que viveu por volta do século V a.C. Ele é mais conhecido por seu livro “A Arte da Guerra”. Sun Tzu acreditava que a melhor estratégia é aquela que alcança a vitória sem a necessidade de lutar, enfatizando a importância de evitar conflitos quando possível.

É do livro o pensmento “A garantia de não sermos derrotados está em nossas próprias mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo próprio inimigo”. (A Arte da Guerra)

As eleições de 2024 estão aí. Apensar de já ter escrito (aqui) que a eleição mais importante é a eleição para a Câmara de Vereadores, o inimigo já fornece oportunidades de sobra para ser derrotado. E, sim, é inimigo e não apenas um adversário.

O atual prefeito de Porto Alegre e até então candidato à reeleição (a menos que esteja fazendo mero jogo de cena para entregar tudo pronto ao vice) é inimigo da cidade. Destroi o que pode (vide Parque Hamonia), não cuida do que deve (vide Anfiteatro Pôr do Sol, propositadamente abandonado) e quer entregar os “filés” (Redenção, Marinha, Arado, Ipiranga e 4º Distrito) para a iniciativa privada.

Os elementos estão postos. Não há, no entanto, garantia de não sermos derrotados. As mãos da esquerda estão vazias. E a continuarem assim por mais tempo, mais distante ficará a possibilidade de derrotar o inimigo, pois mais forte ele se torna.

Tudo leva a crer que mais uma vez a esquerda vai entregar de bandeja a sua derrota. As campanhas contra as ações do prefeito ainda são tímidas. Enquanto coletivos e afins se juntam para protestar no cavalo de tróia que são os parques, o prefeito segue seu caminho junto às vilas, distribuindo espetáculos de danças no orçamento participativo, beijando crianças, prometendo tudo aquilo que não resolve nada, mas o povo adora: esperança. E vota!

Há que se berrar alto, mas não no Harmonia ou na Redenção. Nas vilas, nas comunidades. Mostrar para as pessoas o quanto esse prefeito os engana.

Mas o mais importante é ter projeto para a cidade e isso a esquerda não tem. Ou se tem, não mostra, fica “esperando a hora”. E o atual prefeito, já a léguas de distância, vai fazendo o que bem entende. E sabe que pode, pois tem duas das coisas mais importantes: apoio de quem tem dinheiro e quer a cidade pra si e um adversário que, se não fraco, não dá sinais de ter força.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/sun-tzu01-1024x538.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/08/sun-tzu01-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyE aí, PrefeitoA Arte da Guerra,Porto Alegre,Prefeito,Sun TzuSun Tzu, para os que possam não saber, foi um Sun Tzu foi um estrategista militar e filósofo chinês que viveu por volta do século V a.C. Ele é mais conhecido por seu livro 'A Arte da Guerra'. Sun Tzu acreditava que a melhor estratégia é aquela que alcança...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!