fortunati-passe-livre-bloco-de-lutas

Mais uma vez os eleitos pela maioria para governar Porto Alegre provam, de forma cabal, a que amos servem. Em reportagem do Jornal do Comércio de hoje (aqui), o vice-prefeito, questionado sobre o projeto de passe livre para estudantes, aposentados, quilombolas, indígenas e desempregados -que deve ser de iniciativa do executivo – sai com essa pérola:

“Hoje, 32% dos porto-alegrenses estão isentos de pagar passagem. Os estudantes pagam 50%, e a segunda é gratuita, então, já temos passe livre.”

Não é de hoje que todos sabemos que esse executivo, comandado por José Fortunati, defende as empresas de ônibus. Também não é de hoje a demonstração de que é possível ter passe livre para todo mundo. Ameaçado pelas circunstâncias e pelas cobranças de que a prefeitura não licita o transporte público em Porto Alegre, resolveram anunciar que até o final do ano haverá uma.

Não deu outra: as transportadoras já registraram notificação extrajudicial cobrando R$135 milhões por conta de prejuízos que terão em investimentos realizados e por causa da recente redução da tarifa. É fácil de imaginar o resultado.

Voltemos à constatação do vice-prefeito. O Poder Executivo, ao menos no mundo ideal, deveria gerir a cidade para os cidadãos e não apenas para 12 empresas. A frase deixa muito claro que a postura da prefeitura não é essa. Fosse outra, poderia ter dito:

“olha, estamos revendo toda essa questão e queremos chegar ao ponto de poder implantar passe livre para todos. Mas temos que compreender que esse é um processo complexo, que envolve direitos contratuais das empresas, questões tributárias…” etc. etc. etc.

É uma questão de postura, de se ter ou não caráter público. Todo mundo tem consciência e sabe que a solução dos problemas são complexos. Mas uma coisa é querer resolvê-los e, outra, é mostra-se sempre contra as postulações da cidade.

E não é de hoje que essa administração vendeu seu caráter público para o privado!

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/11/fortunati-passe-livre-bloco-de-lutas-1024x800.gifhttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/11/fortunati-passe-livre-bloco-de-lutas-150x150.gifLuiz Afonso Alencastre EscosteguyE aí, PrefeitoFortunatiPasse LivreTransporte PùblicoMais uma vez os eleitos pela maioria para governar Porto Alegre provam, de forma cabal, a que amos servem. Em reportagem do Jornal do Comércio de hoje (aqui), o vice-prefeito, questionado sobre o projeto de passe livre para estudantes, aposentados, quilombolas, indígenas e desempregados -que deve ser de iniciativa...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!