Há que não confundir liberdade de imprensa com libertinagem da imprensa (expressão tomada na acepção de “insubmissão, indisciplina” – Houaiss). Os chamados meios de comunicação de massa, a mídia: jornal, revista, televisão e, mais recentemete, a internet.

É, porém, o que faz a mídia brasileira. Abusa do poder que possui para praticar a pior espécie de comunicação, o pior jornalismo. Tendencioso, manipulador, mentiroso muitas vezes, tudo sob a alegação de que a constiuição lhe garante a liberdade. E não poupa esforços em convencer as pessoas que apontam seus erros como “censores”. Não poupa esforços em acusar o Poder Judiciário de ser um poder censor, quando alguém, no pleno uso de seus direitos, também constitucionais, acautela-se contra os irreversíveis danos que a mídia invariavelmente causa.

Como poder que pensa que é, seu modus operandi tem sido, desde sempre, o ataque aos demais poderes. Tudo sob a alegação de que seu dever é informar. Ou, como dizem seus arautos, “apenas mostrar os fatos”. Mentira! Distorcem os fatos em proveito próprio.

Acusam sem nada provar e, ainda por cima, dizem que não precisam provar nada. Mantêm-se impunes graças ao medo que causam em políticos e magistrados. Sabem bem o quanto uma notícia, por mais falsa que seja, pode acabar com uma carreira. E usam isso com maestria. Mantém uma equipe adestrada para isso. Investigam, silenciosamente, a vida de todos quantos possam atrapalhar seu projeto de poder. Não possuem o mínimo escrúpulo em usar todo o arsenal contra quer que seja. Derrubam e tentam derrubar presidentes. São capazes de colocar em risco a paz social apenas para deleite próprio e para colocar, no poder político, seus fantoches.

Quando alguém lhes convém, publicam loas; quando não, massacram a honra. E às vezes em curto espaço de tempo entre um e outro. Vulgarmente, isso se traduz por: “estamos cagando e andando pra vocês. Desde que nos comprem e acreditem no que dizemos… Na hora…”

Esse é o PIG, o Partido da Imprensa Golpista.

Queremos uma mídia sadia no Brasil. Que tenha liberdade para tomar partido. Afinal, são sociedade também. Mas que seja honesta, que procure construir e não destruir; que aponte as soluções e não apenas ataque os problemas.

Aqui mostraremos quem são e como atuam.

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyBrasil Sem PIGLibertinagemHá que não confundir liberdade de imprensa com libertinagem da imprensa (expressão tomada na acepção de 'insubmissão, indisciplina' - Houaiss). Os chamados meios de comunicação de massa, a mídia: jornal, revista, televisão e, mais recentemete, a internet. É, porém, o que faz a mídia brasileira. Abusa do poder que possui...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!