Distância.
Estamos longe e, parece que propositadamente, distantes de tudo. Vivemos nas cidades e só nos damos conta de que existe meio ambiente quando ficamos presos no trânsito por causa dos alagamentos.
Pior ainda: nossos problemas são maiores que todos os problemas de todas as pessoas do mundo. Gente que passa fome e sede; gente que é refugiada de guerras; gente que sequer um teto tem para se proteger do frio e da chuva; gente que para nós parece não ser gente de tão distantes que estão… Vivemos no nosso mundinho. Da casa para o trabalho e do trabalho para casa, passando pelo super. E sempre reclamando.
Estamos perdendo a única coisa que ainda nos aproximava dos animais: a capacidade de sentir. De sentir a dor dos outros como se fosse nossa própria dor. A de sintir imagens e não apenas de olhar imagens.
A COP15 discute financiamento. Apenas isso. Em momento algum se fala nos milhões de seres iguais a nós que sofrem e sofrerão tão somente porque alguns poucos pensam que apenas o financiamento importa.
Mais anos, menos anos, vamos todos dessa pra outra. Dizem que nos últimos instantes da vida repassamos tudo o que fizemos e deixamos de fazer.
Não importa o que ele tenha deixado de fazer. Só o fato de ter feito esse vídeo vale a pergunta:
Você já parou para pensar?

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasDistância. Estamos longe e, parece que propositadamente, distantes de tudo. Vivemos nas cidades e só nos damos conta de que existe meio ambiente quando ficamos presos no trânsito por causa dos alagamentos. Pior ainda: nossos problemas são maiores que todos os problemas de todas as pessoas do mundo. Gente que passa...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!