Qualquer profeta dos tempos bíblicos diria: o fim se aproxima. Como são tempos atuais, no máximo poderia dizer: é o fim da picada!
A polícia de Copenhague anunciou ter detido 900 manifestantes neste sábado, durante uma passeata que partiu do centro da capital dinamarquesa e percorreu 6 quilômetros até o centro de convenções onde acontece a conferência da ONU sobre o clima.” (BBC Brasil).
A humanidade tem demonstrado, com frequência nos últimos anos, sua total incompetência como espécie. As relativamente poucas reuniões em que comparecem representantes da espécie, espalhados pelos diversos países, para decidir sobre o futuro, ou são sobre guerras e sanções – quando apenas representantes estão presentes, ou resultam em prisões, quando o povo comparece.
Copenhague dá um mau exemplo. Que alguns baderneiros – e sempre os há – tenham ultrapassado o limite da civilidade, é de se esperar. Afinal, a espécie humana é diversa entre seus membros. Outra coisa é jogar a polícia para cima de legítimos manifestantes – reunião como há tempos não se via – que defendem algo que interessa inclusive àqueles que mandaram prender (e a seus filhos, netos, se é que são capazes de perceber o que isso significa).
É possível que o significado da COP15 não tenha sido bem compreendido pelos que lá estão para escrever um acordo. Resulte no que resultar, Copenhague desde já passará para a história (se houver história para contar) como uma efeméride. Assim como o ano de 1456, em que Constantinopla caiu, foi tido como o fim da Idade Média, 2009, o ano em que Copenhague falhou, deverá ser conhecido como o fim da Idade Moderna.
Ou será o fim da civilização?
Atualização: outra forma de ver o mundo: “Mas o incidente foi mínimo. No geral, muita tranquilidade.
Desde quando prender 900 pessoas é “mínimo”?

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasQualquer profeta dos tempos bíblicos diria: o fim se aproxima. Como são tempos atuais, no máximo poderia dizer: é o fim da picada! 'A polícia de Copenhague anunciou ter detido 900 manifestantes neste sábado, durante uma passeata que partiu do centro da capital dinamarquesa e percorreu 6 quilômetros até o...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!