Não é coisa que se espera de uma humanidade que se diz “civilizada”. Há poucas semanas do início da COP15 hackers obtiveram diversos documentos que apontavam para uma manipulação dos dados sobre o aquecimento global.
O escândalo de hoje é a divulgação de um texto (aqui o texto e aqui notícia do site da COP15)com uma suposta redação final para o acordo de Copenhague.
O que se discute não é a existência de uma “minuta”, ou “rascunho”. Isso é normal em convenções e acordos em geral. O discutível e, em sendo verdade, abominável, é o fato do tal documento ter sido preparado “às escondidas”, por poucos representantes dos países “fortes”.
E, como não poderia deixar de ser num caso como esse, o texto privilegia os países ricos em detrimento não apenas dos mais pobres, como alija o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e da possibilidade de obter financiamentos, tudo por uma manobra meramente classificatória quanto ao tamanho de suas economias.
Ainda segundo a notícia da BBC, “Várias das propostas incluídas no documento indicam um afastamento dos princípios que norteiam o Protocolo de Kyoto, cujo primeiro período de validade vai até 2012”, ou seja, parece que os bandidos entraram em cena.
Agora só faltam os mocinhos. Por onde andará John Wayne?

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasNão é coisa que se espera de uma humanidade que se diz 'civilizada'. Há poucas semanas do início da COP15 hackers obtiveram diversos documentos que apontavam para uma manipulação dos dados sobre o aquecimento global. O escândalo de hoje é a divulgação de um texto (aqui o texto e aqui...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!