Em exatos um minuto e trinta e sete segundos o senhor Arnaldo Jabor, em mais um de seus comentários no Jornal da Globo (aqui), lança sua candidatura ao cargo de Falso Profeta da Besta 2013. E entra para valer na disputa. É tempo que qualquer candidato a vereança sonha em ter. Estes, ao menos em tese, querem fazer algo pela sua cidade.

Tão sérias as bobagens que falou que poucas vezes na vida havia visto uma embaixada emitir nota oficial contra a “manifestação de pensamento” de um cidadão brasileiro.

Aqui o texto da nota da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela (copiada do site Conversa Afiada, aqui):

“Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil, e de proferir acusações sem base nos fatos reais, o comentário de Arnaldo Jabor nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no Jornal da Globo, demonstra total desconhecimento sobre a realidade de nosso país.

Existe hoje na Venezuela, graças à decisão de um povo que escolheu ser soberano, um sistema político democrático participativo com amplo respaldo popular, comprovado pela alta participação da população toda vez que é convocada a votar em candidatos a governantes ou a decidir sobre temas importantes para o país. Desde que Hugo Chávez chegou ao poder, o governo já se submeteu a 16 processos democráticos de consulta popular – entre referendos, eleições ou plebiscitos.

Não nos parece ignorante ou despolitizado um povo que opta por dar continuidade a um projeto político que diminuiu a pobreza extrema pela metade, erradicou o analfabetismo, democratizou o acesso aos meios de comunicação e que combina crescimento econômico com distribuição de renda. Esse povo consciente de seus direitos não se deixa manipular pelas mentiras veiculadas por um setor da mídia corporativa – essa que circula livremente também na Venezuela.

Considerando o alto grau de organização e conscientização da população venezuelana, não são nada menos do que absurdas as acusações feitas por Jabor da existência de um aparato repressor contra o livre pensamento. Na Venezuela, civis e militares caminham juntos no objetivo de garantir a defesa, a segurança e o desenvolvimento da nação. É importante lembrar que se trata do mesmo comentarista que em 11 de abril de 2002, quando a Venezuela sofreu um golpe de Estado que sequestrou seu presidente durante 48 horas, saudou e comemorou este ato antidemocrático, durante comentário feito na mesma emissora, a Rede Globo.”

O comentário a que se refere a nota é este (copiado deste post no Observatório da Imprensa):

“Eu ia dizer que a América Latina estava se ‘re-bananizando’, com o Hugo Chávez no seu delírio fidelista, com a Colômbia misturando guerrilha e pó, abrindo a Amazônia para ações militares americanas e com a Argentina legitimando o preconceito de que latino não consegue se organizar.

Os norte-americanos não conseguem nos achar sérios e democratas. É mais fácil nos rotular de incompetentes e ditatoriais. Mas ai, hoje, o Chávez caiu. Só que os militares entregaram o governo a um civil democrata. Talvez a América Latina tenha entendido que a idéia de romper com tudo, do autoritarismo machista, só dá em bananada. Temos que nos defender sim da atual arrogância imperial americana. Mas a única maneira será pela democracia radical.

Por isso acho boa noticia a queda do Chávez. Acordamos mais fortes hoje e eu já posso ‘des-bananizar’ a América Latina. Para termos respeito da América e do mundo temos de ser democráticos. Tendo moral pra dizer não.”

Os colegas de PIG deverão fazer um grande esforço para bater com o Jabor…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyArnaldo JaborBrasil Sem PIGJabor,Jornal da Globo,pig,VenezulelaEm exatos um minuto e trinta e sete segundos o senhor Arnaldo Jabor, em mais um de seus comentários no Jornal da Globo (aqui), lança sua candidatura ao cargo de Falso Profeta da Besta 2013. E entra para valer na disputa. É tempo que qualquer candidato a vereança sonha...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!