O Blog do Planeta, blog sobre meio ambiente da Revista Época, elegeu “Os dez  melhores sites verdes do Brasil“.

O Faça a sua parte foi um dos dez escolhidos. Um blog com pouco mais de um ano de existência. Para nós, esse é um testemunho de que nosso caminho possui um coração, como disse Carlos Catañeda1, em seu livro Os Ensinamentos de Dom Juan:

Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo quando assim ordena o seu coração. (…) Olhe cada caminho com  cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias… Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma.”

Não tivemos, cada um de nós, colaboradores do Faça a sua parte, dúvidas em abandonar um caminho que não tinha um coração. O caminho do egoismo. Sim, porque quem não compartilha com a natureza apenas suas necessidades, e com isso a destrói, é egoísta.

Todos nós, colaboradores do Faça a sua parte, tentamos, ao longo da vida, vários caminhos. E todos fizemos – cada um a si mesmo – a pergunta: qual caminho, para que eu possa ajudar na conservação do meio ambiente, possui um coração?

Esse caminho foi criar o Faça a sua parte (para efeitos de registro histórico, o Faça a sua parte nasceu em três corações: Ana Paula, Allan e Lucia Malla) ou dele participar. E tem sido com o coração que continuamos a nos dedicar a ele.

E é do nosso coração – do coração do Faça a sua parte e do coração de tantos quantos sentem o meio ambiente onde vivem – que a natureza depende. Não da razão. A razão nos engana, nos ajuda a encontrar desculpas e saidas para tudo o que fazemos.

Se usamos sacolas plásticas é porque precisamos delas para colocar o lixo. Não separamos esse mesmo lixo porque o caminhão vai misturar tudo, então pra que separar? Não vamos de ônibus para o trabalho porque nos faz acordar mais cedo; não fazemos isso porque aquilo… E por aí vai. Assim é a razão.

O coração não! O coração nos diz que qualquer outro caminho, que não seja a defesa incondicional da natureza, não possui importância alguma. E assim é, porque qualquer outro caminho nos levará, fatalmente, a auto destruição. Quer queiramos ou não!

Mas toda regra tem sua exceção. A razão também tem a sua. E a nossa razão é a razão da cooperação. Da compreensão de que não estamos sozinhos e de que tudo depende das relações que estabelecemos com os demais. Mais, como diz o Flavio2, não se trata de SE estabelecemos relações, mas COMO estabelecemos essas relações. E o COMO se traduz no coração do blog: faça a sua parte. Cooperação. Do obrar juntos, cada qual fazendo o que lhe é próprio, nasce o todo. Nasce a conservação da natureza. E nasce um caminho com coração.

E é com o coração que agradecemos a escolha do Blog do Planeta. E é aos corações que queremos conquistar para a causa do meio ambiente.

1Copiado do livro “O Tao da Física”, de Fritjof Capra.
2Em pvt.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyFaça a sua parteUncategorizedO Blog do Planeta, blog sobre meio ambiente da Revista Época, elegeu 'Os dez  melhores sites verdes do Brasil'. O Faça a sua parte foi um dos dez escolhidos. Um blog com pouco mais de um ano de existência. Para nós, esse é um testemunho de que nosso caminho...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!