Globo-manipula-sorria

Nem bem começou o ano e a mídia oligárquica começa a preparar sua boiada para mais duas grandes guerras: a regulação econômica e o imposto sobre grandes fortunas.

Uma pergunta inicial: a quem pertence o jornal O Globo? Sim, pertence a três fortunas que estão entre as dez maiores do Brasil.

Logo, nada a estranhar com editorial do jornal contra o imposto. Estão preparando o terreno, inculcando na mente dos leitores que é errado taxar grandes fortunas. O que querem com isso? O que sempre quiseram: que pobres, remediados, servidores públicos, classe média e alguns mais abastados – mas que pensam serem ricos – os defendam e não deixem que projetos nesse sentido sejam aprovados no Congresso.

Os argumentos, além de pífios, atentam contra a inteligência e buscam causar medo. É o caso do argumento do último parágrafo, que se refere aos herdeiros de patrimônios imobiliários ou do caso de que os ricos transferirão suas fortunas para outros países.Ou, ainda, de que irá custar mais a cobrança do que o que será arrecadado.

Claro que eles sabem que o público a que estão se dirigindo cairá no conto. E veremos trabalhadores defendendo os irmãos marinhos como a deuses do Olimpo. E, como consequência, se oporão ao que é a proposta: discutir, debater e chegar a um modelo de cobrança do imposto. Mas não partindo do pressuposto de que por ser “complexo”, não deve ser discutido.

O que é de espantar, nisso tudo, é justamente o fato de existirem assalariados (e não importa de que classe) que passam a vida inteira “no pesado”; que perdem parte do salário quando se aposentam (e por aí vai) e que defendem a não existência desse imposto, tamanha a doutrinação que sofreram por mais de 50 anos.

A luta pelo imposto deveria ser uma luta de todos os trabalhadores, pobres e miseráveis desse país, pois, tirando os donos das grandes fortunas, o resto deveria saber a vida que leva…

http://oglobo.globo.com/opiniao/nao-funciona-14878851

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoNem bem começou o ano e a mídia oligárquica começa a preparar sua boiada para mais duas grandes guerras: a regulação econômica e o imposto sobre grandes fortunas. Uma pergunta inicial: a quem pertence o jornal O Globo? Sim, pertence a três fortunas que estão entre as dez maiores do...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!