porto alegre 5

Leiam o título encaixando na música “Porto Alegre é demais”. As silabas combinam.
O que não combina é o resto. Em Porto Alegre prendemos esportista participante do Campeonato Mundial de Atletismo Master, tão somente porque nossos policiais pensam que ‘”velho”, sabendo ou não falar português, é bandido.

Fazer filmes de uma Porto Alegre “linda e maravilhosa” até eu sei fazer. Basta que seja um filme “aéreo”. POA, vista de cima e editada, é maravilhosa.

Quero ver quem será o corajoso que mostrará a POA vista do asfalto esburacado; das calçadas que derrubam os cegos e os que enxergam; da Porto Alegre sem lixeiras e de um prefeito que quer multar quem joga bagana no chão.

Da Porto Alegre de um povo afastado de si, que privilegia os automóveis em detrimento das pessoas; da Porto Alegre de um povo extremamente mal educado, de motoristas que não respeitam pedestres; de pedestres que não respeitam motoristas. Da Porto Alegre onde ninguém respeita ninguém.

Da Porto Alegre que recebe turistas cobrando (roubando) R$50,00 reais por 150 gramas de carne nas churrascarias, acompanhando com quilos e quilos de saladas, massas e, pra disfarçar, um “showzinho” de boleaderias.

E pensam que isso é turismo! E querem receber gente para a copa.

Porto Alegre é uma cidade comandada por gente que ignora os porto-alegrenses. O porto-alegrense é tacanho, provinciano e acha que comer no Acampamento Farroupilha é “tri”.

Porto Alegre tem a RBS. E tem a Record. E tem a Pampa. Bastaria dizer isso. Porto Alegre tem imbecis demais. Acima da média das cidades brasileiras. Porto Alegre tem eu!

Os porto-alegrenses, como bons gaúchos que são, vivem de uma ilusão: a ilusão de serem os melhores brasileiros que existem no Brasil.

Mas há uma coisa na qual os porto-alegrenses realmente são #melhoresemtudo: o bairrismo!

Creiam, Porto Alegre é uma merda! Não é por menos que é a capital que menos cresceu em população nos últimos 20 anos. Não consegue passar dos 1,5 milhão de habitantes. Ninguém quer vir para cá. Sequer os “miseráveis”. Há mais “qualidade de vida” em ser pobre no interior, do que ser miserável em Porto Alegre. Até Gramado recebe mais pobres do que Porto Alegre.

Porto Alegre é moderna. Temos uma feira de quinquilharias. Vendemos merda por ouro! Nisso não ficamos atrás: chamamos de “antiguidades”…

Porto Alegre é preconceituosa: Redenção recebe patrões e servidores públicos pela manhã e empregados na tarde. Precisa desenhar? O programa para depois do almoço é ir para o Parcão ou para a Encol (ou alguma praça da Zona Sul, ou Zona da Nova Classe Média. O “must” de POA é colocar adesivo, no carro, sobre a zona sul).

Porto Alegre coloca aparelhos de ginástica na calçada de uma das mais movimentadas avenidas. Lindo! Fazer ginástica respirando toneladas de gás carbônico…

Porto Alegre tem o mais extenso esgoto a céu aberto do mundo: os 12 km da avenida de maior trânsito da cidade: a Ipiranga.

Porto Alegre tem um rio. Academicamente transformado em lago. Rio ou Lago, Porto Alegre é uma cidade de costas para o seu rio, ou lago! Não importa o nome que queiram dar: os porto-alegrenses seguem incapazes de ver isso e seguem votando em quem nos afasta do Guaíba.

Precisamos retomar Porto Alegre. Ou meu disco continuará empacando no primeiro verso da música do meu colega de turma do CMPA, o Flávio Bicca Rocha:

“Há muito tempo que ando, nas ruas de um porto não muito alegre…”

E que não nos traz mais encantos…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoLeiam o título encaixando na música 'Porto Alegre é demais'. As silabas combinam. O que não combina é o resto. Em Porto Alegre prendemos esportista participante do Campeonato Mundial de Atletismo Master, tão somente porque nossos policiais pensam que ''velho', sabendo ou não falar português, é bandido. Fazer filmes de uma Porto...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!