LXIV – I – III EL

Sexagésimo Quarto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

Cacetinho. Hoje é o dia dele. 21 de março.

E não adianta procurar no Google por Dia do Cacetinho. Periga não dar boa coisa.

E também não vou contar a história do cacetinho. Coloca “Dia do Pão Francês” que aparecem milhares de páginas, todas contando a mesma historinha. E nenhum conta como foi que o dia 21 de março virou Dia do Pão Francês.

O fato é que é uma invenção puramente brasileira e que só existe no Brasil, assim como cacentinho só existe no Rio Grande do Sul e na Bahia. No Brasil é um preparado de farinha de trigo, fermento, água e sal. No Rio Grande do Sul é diferente. É apenas cacetinho.

Infelizmente, alguns fabricantes acrescentam produtos para “inflar” o cacetinho o que, na verdade, é vender ar. Antigamente, e isso a gurizadinha não sabe, existia apenas um tipo de cacetinho, o de 100 gramas. Depois inventaram o de 50 gramas, que passou a ser chamado de mini cacetinho. Cacetinho já é diminutivo, mini então…

Provavelmente, por conta de picaretas, o cacetinho passou a ser vendido por quilo. E aí a gandaia correu solta na hora de produzir: tudo para vender ar. Sob a desculpa esfarrapada de que era mais “fofinho”.

Tem uma famosa padaria no centro de Porto Alegre que faz isso. Não vou dizer o nome, claro. Mas existe uma rede de supermercados e uma fábrica de pães, famosos também, que fazem os melhores cacetinhos do mundo. E também não vou dizer o nome. E não são “aerados”, “fofinhos”, são cacetinhos honestos. E como não existe cacetinho fora do Rio Grande do Sul e da Bahia, fico tranquilo em dizer que são os melhores do mundo…

Enfim, vou ali comer uns cinco, só pra comemorar…

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/03/cacetinho-1024x614.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/03/cacetinho-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoCacetinho,Pão FrancêsLXIV - I - III EL Sexagésimo Quarto Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula Cacetinho. Hoje é o dia dele. 21 de março. E não adianta procurar no Google por Dia do Cacetinho. Periga não dar boa coisa. E também não vou contar a história do cacetinho. Coloca 'Dia do...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!