Não, não é o nosso velho e conhecido muro da Mauá.

É um muro invisível. Invisível na forma, mas não aos olhos de quem está vendo a cidade ser vendida para a iniciativa privada. Prefeitura e Estado.

Na imagem podemos ver, em vermelho, todas as “concessões” pretendidas – ou já executadas pela Prefeitura; em azul, o Cais Mauá, pelo Estado. Lembrando que o Parcão, em verde, fez parte dos estudos iniciais realizados pela FGV, para a concessão dos parques.

Em torno de todas elas podemos traçar uma linha, amarela, que separa Porto Alegre em duas: a “costa” do Guaíba, rentável, e o que sobra do outro lado.

Com certeza, veremos em breve as propagandas da Prefeitura: “Tudo o que Porto Alegre tem de melhor a menos de 10 minutos do aeroporto!“. Ou, “Não vá para a Serra, Porto Alegre tem muito mais para você!“. Melhor ainda: “Venha assistir ao pôr do Sol mais bonito do mundo do alto da maior roda-gigante do Sul do Brasil!“. (1)

Esse também é o cerne do projeto que está sendo montado pela Prefeitura para o Plano Diretor: entregar o “filé” para construção civil.

A humanidade sempre foi pródiga em construir muros em suas cidades e até mesmo entre países. Porto Alegre também já teve o seu dito “muro”, com um belo portão. Mas como esse que estamos “vendo”, invisível aos olhos e que será sentido pela população no seu usufruir da cidade, nunca vimos.

A gentrificação caminha a passos largos em Porto Alegre…

(1) Se copiarem, vou cobrar direitos autorais.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/07/POA-Muro-antigo-POA.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/07/POA-Muro-antigo-POA-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyE aí, PrefeitoConcessão,Muro,PDDUA,POA,Porto Alegre,PrivatizaçãoNão, não é o nosso velho e conhecido muro da Mauá. É um muro invisível. Invisível na forma, mas não aos olhos de quem está vendo a cidade ser vendida para a iniciativa privada. Prefeitura e Estado. Na imagem podemos ver, em vermelho, todas as 'concessões' pretendidas - ou já...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!