mulher-faz-silencio[1]

Mas lembre-se: tudo o que for dito ou escrito será, NECESSARIAMENTE, usado contra você!

Falar, escrever e, principalmente, ter ideias, não nos faz mal. Por mais que sejamos agredidos pelo que falamos, escrevemos, ou concebemos. E sempre seremos, pois vivemos em meio a mediocridade.

Isso não é uma agressão, é um fato incontestável, se considerarmos as pesquisas que apontam para um população de mais de 70% composta por analfabetos funcionais e que, mal e porcamente, obtém informações somente pela mídia dominante que os maneja.

Conceber algo e dizer que concebeu torna-se crime perante a turba medíocre. E o argumento é sempre o mesmo: ninguém faz nada sozinho. Nada mais medíocre do que isso, pois é apenas falar o óbvio ululante. Colocar ideias em prática requer a colaboração de muita gente. E, claro, o trabalho final é um produto de todos.

Esquecemos, no entanto, que algo só acontece porque alguém teve, antes, uma ideia; e escreveu essa ideia e lutou para que essa ideia fosse colocada em prática.

Esse fenômeno é particularmente interessante nas organizações aculturadas pelo modo norte-americano exportado de fazer gestão. A cultura norte-americana exportada é, por excelência, uma cultura anti-personalista, diferente da cultura deles mesmos, uma cultura do “culto ao individualismo”.

E fazem questão de confundir, nos medíocres dos países aculturados, individualismo com individualidade. Daí ser crime, aqui no Brasil, assumir individualidade, pois sempre será tomada como individualismo.

O sucesso de uma ideia é obra de muitos, mas antes foi preciso que alguém tivesse essa ideia. Temos que aprender a reconhecer, também, nas nossas organizações, quem teve as ideias. Mesmo porque, quem tem ideias tem, também, uma luta descomunal para tentar colocá-las em prática.

E se não fosse essa luta, sequer equipe existiria para compartilhar o resultado. E isso a turba medíocre não considera. Prefere ser apenas mais um na equipe…

Eu falo, escrevo e tenho ideias. Gostem ou não! E, principalmente, dou minha cara aos tapas que vivo recebendo…

Afinal, eu pago as contas que tirei do chapéu…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoMas lembre-se: tudo o que for dito ou escrito será, NECESSARIAMENTE, usado contra você! Falar, escrever e, principalmente, ter ideias, não nos faz mal. Por mais que sejamos agredidos pelo que falamos, escrevemos, ou concebemos. E sempre seremos, pois vivemos em meio a mediocridade. Isso não é uma agressão, é um...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!