Rodrigo_Veja

O que não está na Constituição, porém, é o abuso desse direito. E é o que faz o colunista da Veja, Rodrigo Constantino, em sua coluna de ontem, 24/10.

Pratica a pior espécie de argumentação que a humanidade já inventou: nenhuma. Junta alhos com bugalhos para concluir que não é conveniente comer muita pimenta.

Vejamos: “Se ‘todos’ pagam pelo serviço, que será gerido pelo governo, então ninguém usa de forma racional“.

1ª Grande Imbecilidade

Ou o colunista demonstra estar mal intencionado, ou ignora por completo o que seja o Sistema Único de Saúde. O SUS não é “gerido pelo governo”. O SUS é composto por um conjunto de instâncias decisórias que começam com o Conselho Nacional de Saúde (modelo repetido nos Conselhos Estaduais e nos Conselhos Municipais), que é composto por “representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho”.

Os Conselhos têm por competência “aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde”. (tomei, aqui, o exemplo do CNS, mas vale o mesmo para cada ente federativo).

Mas olha que tudo isso foi colocado já no primeiro parágrafo… Já podemos fazer ideia do que vem pela frente. Demonstra total ignorância sobre o assunto que escreve. Ou, o que que acredito seja o  certo, usa de absoluta má fé, pois não se concebe que alguém, jornalista escrevendo na maior revista semanal brasileira, possa ignorar o que seja o SUS…

2ª Grande Imbecilidade

Se alguém conseguir explicar como um ser é capaz de chegar a uma conclusão do tipo “então”, ABSOLUTAMENTE desconectada das premissas, por favor me explique. Gostaria de aprender para passar a utilizar.

Diz o arauto das grandes verdades que “então ninguém usa de forma racional“.

Juro pelas minhas filhas que não consigo entender como alguém, partindo do fato de que todos pagamos, segue LOGICA e INEXORAVELMENTE, que todos usaremos o sistema de forma irracional.

Enésima Grande Imbecilidade

São tantas, mas tantas, que resolvi pular e chegar logo em uma que considero “a pérola das pérolas” do uso da argumentação:

O socialismo não funciona, nunca!“. “SUS é socialismo na saúde. Não funciona“.

Acabo de confirmar minha hipótese de que Deus não existe. Ou, se existe, está encarnado na pessoa desse jornalista. Duas afirmações que sequer os deuses da antiguidade teriam coragem de fazer, ele as faz. Só pode ser coisa de Deus. Não há mais dúvida!

Chamar a universalização da saúde, um princípio constitucional, de socialismo, é a “pérola das pérolas”. Além de não entender nada do que seja o SUS – como já demonstrado – não entende nada da Constituição. Não sei como ainda vive no Brasil. Deveria pedir uma boquinha de correspondente nos EUA…

Paro por aqui. Meu estômago não permite avançar…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyBrasil Sem PIGO que não está na Constituição, porém, é o abuso desse direito. E é o que faz o colunista da Veja, Rodrigo Constantino, em sua coluna de ontem, 24/10. Pratica a pior espécie de argumentação que a humanidade já inventou: nenhuma. Junta alhos com bugalhos para concluir que não é...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!