diálogo01

– Como é que uma pessoa tão inteligente, como tu, pode acreditar nas mentiras da mídia oligárquica? Não te dás conta do quanto eles distorcem tudo e manipulam as notícias para fazer parecer que o Brasil está afundando?

– E tu, que és uma pessoa tão inteligente também, como podes acreditar nesse governo, nessa presidenta que só está nos enganando e acreditar em um partido que só quer se perpetuar no poder?

Conheço pessoas inteligentíssimas que se enquadram perfeitamente na primeira personagem. E tento entender como não conseguem perceber o quanto são manipuladas. Sim, para mim é difícil entender como pessoas inteligentes e assalariadas defendem um modelo de economia em que 1% das pessoas do mundo detém quase 50% da riqueza.

São pessoas que vivem na insegurança, pois a qualquer momento, ao talante de um dono de empresa qualquer, podem perder seus empregos. Suas famílias vivem sob ameaça. E sequer percebem que os donos dessas empresas seguem com suas vidas tranquilas. E não importa, aqui, se dono é dono ou se dono é investidor financeiro. Sempre será gente que sairá ganhando em detrimento do trabalhador.

É por essa razão que o diálogo é impossível: porque inteligência não traz, junto, capacidade de entendimento da realidade. As pessoas podem ser inteligentes e mesmo assim terem a capacidade de perceber a realidade manipulada. O inverso também é verdade. Há pessoas que percebem a realidade, embora possam até não ser “inteligentes”, pois percebem as mudanças na sua própria realidade.

É tudo uma questão da fonte de onde tiramos a realidade. É justamente na suposta dicotomia entre inteligência e percepção da realidade que a mídia oligárquica trabalha cotidianamente. Mostra uma realidade que não existe de uma forma que parece ser inteligente.

Conheço pessoas inteligentíssimas que se enquadram perfeitamente na segunda personagem. E tento entender como não conseguem perceber o quanto são manipuladas. Sim, para mim é difícil entender como pessoas inteligentes e assalariadas defendem um modelo pensando que vão mudar o mundo…

É, é parece que sempre será um diálogo impossível…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO Chato- Como é que uma pessoa tão inteligente, como tu, pode acreditar nas mentiras da mídia oligárquica? Não te dás conta do quanto eles distorcem tudo e manipulam as notícias para fazer parecer que o Brasil está afundando? - E tu, que és uma pessoa tão inteligente também, como podes...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!