A reforma política e o financiamento de campanha!
O amigo Augusto Maurer posta o seguinte no seu facebook:
“Antes de discutirem se o financiamento das campanhas eleitorais deve ser público e vedado a empresas, deveriam conhecer um pouco da ideia de Lawrence Lessig, consolidada na iniciativa “Fix Congress Now”, de que sejam permitidas apenas doações individuais limitadas a um teto (100 dólares nos EUA). Também designadas por “small dollar campaigns”. De uma só tacada, se elimina o lobby corporativo e preserva o erário. Pensem nisso.”
Não resisto ao desafio feito ao final: “pensem nisso”.
Todas as pessoas, ou ao menos aquelas que têm apreço pelas questões da nação, sabem que o maior problema que temos atualmente é sistema político, forma como exercemos a cidadania em seu conceito estrito.Sou capaz de afirmar que dele derivam todos os demais.
O sistema é totalmente falho e incapaz de libertar a sociedade do jugo da politicagem e do poder econômico que a banca. O financiamento de campanha, apesar de importante, é somente uma das falhas, juntamente com o excessivo número de partidos, a forma de representação, a forma de eleição, reeleição, dentre tantos.
Devemos fazer com que a reforma política se torne a principal pauta da sociedade após as eleições de 2014. Ou mudamos o sistema político ou jamais teremos a oportunidade de debater sequer a forma de financiamento das campanhas.
Nada de remendos na lei eleitoral a cada dois anos, adaptando-a para as circunstâncias. Precisamos de uma reforma total.
E é no contexto de uma reforma total que a ideia do Lessig deve ser pensada e debatida. Não pesquisei, mas imagino que a cada dois anos a sociedade brasileira jogue mais de um bilhão de reais diretamente (não conto o quanto isso representa em termos de movimentação da economia) nos bolsos de partidos e políticos.
Além de falho, é caro! Caríssimo não apenas pelo valor absoluto que representa, mas pelo resultado que produz.
Outras tantas perguntas e debates surgirão, como por exemplo: precismos de financiamento? Não existirá um sistema que prescinda de financiamento?
O fato de a reforma ser complexa não deveria nos afastar do dever que temos de exigir que ela seja feita…
O momento é de pensar, como sugere o Augusto Maurer, pois logo devemos partir para a ação…
https://www.escosteguy.net/a-reforma-politica-e-o-financiamento-de-campanha/O ChatoO amigo Augusto Maurer posta o seguinte no seu facebook: 'Antes de discutirem se o financiamento das campanhas eleitorais deve ser público e vedado a empresas, deveriam conhecer um pouco da ideia de Lawrence Lessig, consolidada na iniciativa 'Fix Congress Now', de que sejam permitidas apenas doações individuais limitadas a...Luiz Afonso Alencastre Escosteguy [email protected]AdministratorEscosteguy