Pompeia02

Rui Falcão defendeu, em entrevista à Rádio Gaúcha (Porto Alegre) que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, permaneça no cargo, dizendo que isso “não causa constrangimentos ao partido” e que “Réu não é culpado. Réu é denunciado. Ele fará sua defesa e tenho certeza de que não há nenhum fato. Ele não pegou dinheiro. Todas as nossas doações são legais, declaradas à Justiça, que tem aprovado nossas contas. Nós não recebemos propina, nós não fazemos caixa dois”.

Falcão coloca, dessa forma, a todos nós diante de três importantes problemas de conceito:

1. Respeitamos o princípio da presunção da inocência até trânsito em julgado de condenação penal. Primeiro grande erro conceitual. Não estamos mais no campo penal e, sim, no campo da ética.

Há um limite que, uma vez ultrapassado, por conta própria ou por força da atuação de terceiros, deveria nos fazer recolher as armas e meditar nas estratégias, sendo a melhor delas, sem dúvida alguma, o afastar-se até que tudo seja resolvido.

Preocupar-se apenas com a defesa penal é uma forma de elidir as consequências sociais para o partido e seus defensores.O que nos leva ao segundo erro de conceito.

Ignora, Rui Falcão (e tantos outros como ele), a possibilidade (concreta) de que os petistas, filiados ou simpatizantes, se sintam constrangidos diante da permanência de João Vaccari no cargo.

Ignora, Rui Falcão (e tantos outros como ele), a fragilidade que se impõe, dessa forma, aos argumentos dos petistas frente aos ataques que sofrem, quando tentam defender o governo e as políticas sociais apregoadas pelo PT.

2. Quiçá dos maiores erros que têm sido cometidos pelo PT: ignorar quem acredita no partido. Rui Falcão toma o PT pela visão de uns poucos. E não é temerário afirmar que sejam poucos, pois com certeza a maioria dos petistas – e não apenas eles – possuem outros conceitos, diferentes, de ética ou moral.

João Vaccari Neto pode ser o homem mais honesto na face da Terra e isso poderá vir a ser confirmado ao final do processo. Não importa!

E aqui temos o terceiro problema conceitual.

3. Honestidade á algo que vai além da absolvição em um processo penal. É o resultado de um conjunto de comportamentos – dentre eles o não roubar – que nos informa sobre o caráter da pessoa.

A simples defesa da inocência criminal deixa a desejar quanto à imagem geral do homem e, por tabela, do partido.

Se Rui Falcão pensa que nada disso constrange o partido, sinto muito. Eu estou. Que João Vaccari possa demonstrar sua inocência, mas…

Ao Tesoureiro do PT não basta ser honesto, deve parecer honesto!

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoRui Falcão defendeu, em entrevista à Rádio Gaúcha (Porto Alegre) que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, permaneça no cargo, dizendo que isso 'não causa constrangimentos ao partido' e que 'Réu não é culpado. Réu é denunciado. Ele fará sua defesa e tenho certeza de que não há...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!