Ronaldo Mourão

Sim, julho está “de matar”. Literalmente!

Não bastassem as mortes de Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, morre Ronaldo de Freitas Mourão.

Tenho particular relação com Ronaldo Mourão. Conheci-o nos meus tempos de estudante/pesquisador de Astronomia e nos idos tempos de paixão pelas estrelas. Colecionava seus anuários e livros.

Para um jovem iniciante, Mourão era um ícone. Daqueles que a gente sonhava em ser “quando crescesse”.

Recordo das noites sem fim que passei no Observatório Astronômico da UFRGS, no Morro Santana. Enquanto o telescópio fazia as varreduras que comandava, e “vomitava” dados em uma fita (sim, sou do tempo da fita perfurada, que depois seria lida por equipamentos especiais e traduzida em números que jogava em um programa de computador, para calcular uma quantidade enorme de informações que mais tarde analisaria), eu lia – no escuro mesmo – os livros do Mourão.

Noites gélidas de inverno, como essa que faz hoje. Tudo devidamente acompanhado de um chimarrão para aquecer o corpo. A mente e a alma eram aquecidas pela leitura e pelo sonho de ser, um dia, um grande astrônomo como Mourão.

Afastei-me do sonho, da Física e da Astronomia, mas nunca da paixão pelas estrelas; nunca da paixão por conhecer o cosmos, a origem de tudo, o Big Bang.

Morreu uma estrela de primeira grandeza. Que possa algum jovem astrônomo brasileiro fazer a devida homenagem a ele dando o seu nome a alguma descoberta que fizer. Não importa de que tamanho, se um asteroide, um planeta, uma estrela ou uma nova galáxia.

Descanse em paz, MESTRE. E obrigado por ter passado na minha vida.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoSim, julho está 'de matar'. Literalmente!Não bastassem as mortes de Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves, morre Ronaldo de Freitas Mourão. Tenho particular relação com Ronaldo Mourão. Conheci-o nos meus tempos de estudante/pesquisador de Astronomia e nos idos tempos de paixão pelas estrelas. Colecionava seus anuários e livros. Para...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!