Não sou o tipo de professor que ensina a tabuada começando pelo “1”, Vou logo na do “7”. Dependendo do aluno, começos pela do “9”. E sempre pergunto: 7 x 9? Ou 9 x 7? A inversão causa algum tormento em crianças (e até em adultos) não afeitos aos números.

(ainda bem que não sou professor…)

Lidar com massas é como lidar com a matemática: há que ter paciência e conhecer as regras. Das massas podemos dizer que a matemática começa pelas quantidades. Quinhentos gramas de farinha não são a mesma coisa que quatrocentos. Há que medir:

 

aFoto0730

Já diziam os avós do meus bisavós: há que peneirar a farinha. Resquícios de outras eras que seguimos à risca, por via das dúvidas.

aFoto0731

Eis que chega a hora inesperada. Ao menos para mim. O trabalho pesado, “colocar a mão na massa”.

Estava pronto para a desistência e eis que surge a surpresa.

“Papai, que coisa mais gostosa mexer essa massa!”. E assim foi até o fim. Confesso que jamais imaginei que uma criança fosse adorar tanto ficar uns quinze minutos sovando uma massa:

aFoto0732 aFoto0735aFoto0736aFoto0738

Fui ensinar e acabei aprendendo!

Massa esticada e colocada:

aFoto0739 aFoto0740

O dedão é o medo vencido. Medo de mexer na massa e “quebrar”. Desafio vencido. Massa que desamassa é massa que se amassa. Pena que nem tudo na vida são massas que podemos amassar de novo…

Calabresa, bacon e muçarela. Duas pizzas. Pena, pois faltou para o jantar…

aFoto0744 aFoto0745aFoto0747aFoto0751aFoto0752

Vou largar dessa profissão de babá…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyAventuras na CozinhaNão sou o tipo de professor que ensina a tabuada começando pelo '1', Vou logo na do '7'. Dependendo do aluno, começos pela do '9'. E sempre pergunto: 7 x 9? Ou 9 x 7? A inversão causa algum tormento em crianças (e até em adultos) não afeitos aos...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!