IV – I – III EL

Quarto dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

MInistro Sílvio Almeida, Direitos Humanos

Passando ao largo de toda e qualquer discussão filosófica sobre o que venha a ser “existência”, o fato é o ministro Sílvio Almeida, dos Direitos Humanos, trouxe um signifcado definitivo para a palavra ao dizer que, na posse e referindo-se aos diversos segmentos sociais: “vocês existem e são valiosos para nós”.

A “existência” do ministro é a existência do tornar visível aquilo que foi apagado; é a existência do trazer aos olhos o outro e reconhecê-lo como valioso por si mesmo. E, como tal, um ser intrinsicamente dotado de direitos.

Muito se fala em respeitar os direitos humanos. Ledo engano. Há que superar o conceito de respeito aos direitos humanos – como direitos positivados – para alçar o degrau do reconhecimento – esquecido – de que são a própria fonte da existência.

Esse é o importante resgate no discurso do ministro: não o olhar o outro e reconhecê-lo como sujetos de direitos a serem defendidos ou implementados, mas o reconhecimento da existência em si mesma.

Da diferença derivam as ações: no primeiro caso, podem ou não serem tomadas (e, como vimos, nos últimos seis anos foram paulatinamente se não esquecidas, no mais das vezes deturpadas por interesses espúreos de grupos apenas interessados em si mesmos); no segundo, seguem-se naturalmente.

“Trabalhadores e trabalhadoras; mulheres; homens e mulheres pretos e pretas; povos indígenas; pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexos e não binárias; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência; pessoas idosas, anistiados, filhos de anistiados, vítimas de violência, vítimas da fome e da falta de moradia, pessoas que sofrem com falta de acesso á saúde, companheiras empregadas domésticas, todos e todas que sofrem com a falta de transporte, todos e todas que têm seus direitos violados. Vocês existem e são valiosos para nós”. (ministro Sílvio Almeida)

A vida e a dignidade em primeiro lugar. Isso é existência.

Imagens: internet

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/Miistro-Silvio-Almeida.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/01/Miistro-Silvio-Almeida-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoDireitos Humanos,Existência,Sílvio AlmeidaIV - I - III EL Quarto dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula MInistro Sílvio Almeida, Direitos Humanos Passando ao largo de toda e qualquer discussão filosófica sobre o que venha a ser 'existência', o fato é o ministro Sílvio Almeida, dos Direitos Humanos, trouxe um signifcado definitivo para a...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!