Imperador romano

Trecho retirado de “O Livro das Confissões”, publicado em 1598, atribuído a um tal de  Alphonsus, cujos originais, em pergaminho, remontam aos tempos iniciais do Império de Roma.

O texto refere-se à Confissão XXI, onde Alphonsus declina de sua crença na política.

Observação do editor: pequenas adaptações linguísticas e gramaticais foram realizadas para facilitar a leitura, procurando manter, sempre que possível, o estilo da época.

Nessas andanças de mundo já vi muito políticos. Há-os em tanto número quanto hão de ver olhos que ao horizonte alcançam. Vi-os, a todos, pregarem palavras de nova ordem para seus países. Mas em todos vi a mesma torpeza: são dizentes de palavras e suas palavras em nada mudaram a vida dos cidadãos.

Não, ao menos, da imensa maioria do povo, que desde séculos e séculos passados vive na mais extrema pobreza ou, quando muito, embora satisfeitos em necessidades materiais, são de extrema pobreza social.

Há que entender a razão: os mais abastados e os menos miseráveis, todos, creem neles uma nova grande pátria. Poucos os que verdadeiramente em si a tem. Os que dispõem em si a nova sociedade. E assim como todos, fora os quase poucos, vejo que outros muitos seguidores dos políticos, os auto declarados salvadores de pátrias, aproveitam-se para impor ordem aos demais. E assim seguem tomando para si o que aos demais deveria pertencer.

E assim tem-se dado até agora, de tal sorte que não haverei mais de em neles depositar confiança. E o faço com olhos que já não querem mais ver horizontes, pois já dizia velho conhecedor das artes dos governos: podemos avaliar a qualidade de um povo pela qualidade dos políticos desse povo.

E assim sucede aos dias de hoje. Políticos nada mais criam que legião de miseráveis.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoTrecho retirado de “O Livro das Confissões”, publicado em 1598, atribuído a um tal de  Alphonsus, cujos originais, em pergaminho, remontam aos tempos iniciais do Império de Roma. O texto refere-se à Confissão XXI, onde Alphonsus declina de sua crença na política. Observação do editor: pequenas adaptações linguísticas e gramaticais foram realizadas...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!