DUDH

Dez de dezembro de 1948. Dia em que foi proclamada, pelas Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Não me parece ser um dia para comemorar, mas um dia para se sentir triste com a Humanidade.

Não há, que se saiba, na história humana obra tão solenemente ignorada como essa. Do primeiro “Considerando” (“Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”) ao último artigo, o XXX, todos, sem exceção são cotidianamente aviltados.

Leiam (DUDH) e me digam se encontraram algum artigo que tenha sido respeitado até hoje.

Por sinal, creio que muito pouca gente se deu ao trabalho de ler até o fim a DUDH. Ficam apenas no “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”.

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoDez de dezembro de 1948. Dia em que foi proclamada, pelas Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não me parece ser um dia para comemorar, mas um dia para se sentir triste com a Humanidade. Não há, que se saiba, na história humana obra tão solenemente ignorada como essa....Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!