Filha 1: 35 anos

Filha 2: 20 anos

Neto: 8 anos

Somos 4 gerações habitando esse mundinho chamado Terra: Boomer, Y (Millennials), Z e Alfa.

Sou filho da chamada “Geração Silenciosa”, a geração nascida no pós 1ª Guerra Mundial; que cresceu na Depressão de 29, vivenciou a 2ª Guerra Mundial e que atravessou – os que viveram – todo o período da Guerra Fria e, no Brasil, a Ditadura Militar. Nasci e cresci em meio à Guerra Fria e à Ditadura Militar. Vivi, até já adulto, sob medo. 

Fácil, né?

Minhas filhas e meu neto não fazem ideia do que sejam essas coisas. Claro que conhecem a história (menos o neto, claro), mas viverem sob o manto do medo, isso não.  

Será?

Em que mundo então elas e meu neto vivem?

Em um mundo do recrudescimento do fascismo e da extrema-direita; no mundo da exacerbação dos fundamentalismos religiosos; no mundo do genocídio em Gaza e da invasão da Ucrânia; das guerras civis em África e da ameaça norte-americana contra a Venezuela; de um psicopata que se acha dono de tudo e no mundo onde crescem, na mesma proporção exponencial, a riqueza de uns poucos e a pobreza de bilhões; em um mundo onde jamais se viu uma espécie causar a sua própria extinção, como a que humanos estão causando.

Que futuro terão minhas filhas e meu neto?

Meus pais com certeza tinham um futuro para mim: estudar, me formar, trabalhar, casar, ter filhos, educá-los, ter netos e, óbvio, morrer.

Até agora só erraram no último item. Mas só até agora. 

Fizemos – nós, os boomers – diversas revoluções. Fomos hippies, bossa nova, rock and roll, Pink Floyd, Led Zeppelin, revolução feminina, queimamos sutiãs, movimento negro, Stonewall, maio de 68, Woodstock, era de aquários, lutamos contra a ditadura, Diretas Já, enfim, centenas de movimentos para mundar o mundo. E ensinamos tudo isso para a Geração X. E para a Y.

Adiantou?

Não, fomos todos – boomers, X e Y – abduzidos pelo sistema. 

Será que minha filha Z e meu neto Alfa também serão abduzidos pelo sistema? Saberão mudar e construir o futuro que querem?

É certo que o último item de desejo dos meus pais se concretizará antes que eu saiba o que fizeram. Até lá, espero estar por aqui para compartilhar com eles o futuro que desejam.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2025/10/diversidade-geracional-o-que-e.webphttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2025/10/diversidade-geracional-o-que-e-150x150.webpLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoFuturo,GeraçõesFilha 1: 35 anos Filha 2: 20 anos Neto: 8 anos Somos 4 gerações habitando esse mundinho chamado Terra: Boomer, Y (Millennials), Z e Alfa. Sou filho da chamada “Geração Silenciosa”, a geração nascida no pós 1ª Guerra Mundial; que cresceu na Depressão de 29, vivenciou a 2ª Guerra Mundial e que atravessou...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!