Falar que esse Congresso Nacional é composto, basicamente, por uma corja de imprestáveis é chover no molhado. E olha que de chover no molhado nós, gaúchos, entendemos muito, principalmente depois das enchentes de maio de 2024.

A pergunta que não quer calar, a famosa “pergunta do milhão” é: para que existe o poder legislativo nas democracias representativas?

A resposta parece óbvia, mas no Brasil não é! 

Pensando bem, sim, no Brasil é óbvia a resposta, pois não existe outra razão de ser para essa trupe de cafajestes: para a satisfação da casta de abastados que arranca para si a riqueza produzida pelo povo, pelos trabalhadores, por quem justamente mais necessita. E, claro, para benefício próprio. 

É hora de dar um basta para a súcia que dominou o Congresso Nacional e, permanentemente, esquece o mais básico: que somos uma sociedade do povo, pelo povo e para o povo.

PEC da Bandidagem, anistia, ampliação da verba para eleições, emendas secretas e, como se não satisfeitos e por pura mesquinhez, não aprovaram a MP que imporia novas alíquotas para quem já fatura bilhões, tudo com o objetivo de “impor uma derrota ao governo”.

Esquecem, os nobres integrantes da malta, que não estão ali para derrotar quaisquer que sejam os governos da hora, mas para, como diz o preâmbulo da Constituição, “assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida”.

Por muito menos Luís XVI e Maria Antonieta foram guilhotinados na França.Talvez a guilhotina resolvesse o problema do Brasil. OK, pode ser uma guilhotina metafórica, cortar a cabeça dessa gente torpe nas próximas eleições.

E como até agora não utilizei adjetivos, ao menos um vou ter que referir: são imprestáveis.

Que a guilhotina, a metafórica, corte suas cabeças. 

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2025/10/guilhotina-1.pnghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2025/10/guilhotina-1-150x150.pngLuiz Afonso Alencastre EscosteguyHypocrisisCongresso NacionalFalar que esse Congresso Nacional é composto, basicamente, por uma corja de imprestáveis é chover no molhado. E olha que de chover no molhado nós, gaúchos, entendemos muito, principalmente depois das enchentes de maio de 2024. A pergunta que não quer calar, a famosa “pergunta do milhão” é: para que...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!