Catuípe é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul (nas Missões) e é conhecida como “Terra das Águas Minerais”. Ao tempo em que era um distrito de Santo Ângelo, chegou a ser classificada como Estância Hidromineral. Afinal, Catuípe fica sobre o Aquífero Guarani.
Catuípe tem uma particularidade: todas as residências recebem água mineral encanada:
A população do Município de Catuípe, constituída de 9.499 habitantes, desfruta de um componente invejável na questão da qualidade de vida: a água mineral encanada, distribuída em todas as torneiras. Pelo sistema de distribuição de água potável na cidade, via Corsan, através da captação de poços artesianos, a população recebe em suas residências água mineral classificada como fluoretada e bicarbonatada. Esta qualidade, tem sido um ingrediente de valor no consumo diário dos catuipanos, que dispensam a tradicional aquisição de água mineral engarrafada.” (daqui)
Mas não é bem assim. Na verdade dois processos de privatização estão ocorrendo na cidade. O primeiro, praticado pela cia estatal: monopolizou os poços artesianos e aquilo que poderia ser fonte de renda para o município e seus cidadãos, por meio da exploração turística, acaba nos cofres do governo estadual e aplicado sabe-se lá onde, menos na cidade.
O monopólio estatal para fornecimento de água proíbe a abertura de poços artesianos em áreas urbanas. E sabemos que os governos, nesse país, não são exemplos de “pelo povo e para o povo”. É uma espécie de privatização, pois decisões de investimentos sao sempre feitas por um pequeno grupo para o benefício político de um pequeno grupo.
O segundo, fiquei sabendo por uma conversa que tive com um catuipano, semana passada, Contou-me ele que uma empresa de água (vou conferir e depois atualizo com o nome) já se instalou no município e está adquirindo fontes de água mineral. Em breve é possível que toda água de Catuípe seja fornecida por essa empresa. É a privatização total.
O caso de Catuípe não é único, infelizmente. Muitas cidades brasileiras já privatizaram o fornecimento de água. E a coisa anda a passos largos aqui no Brasil.
Temos que cuidar. Caso contrário, um simples copo d’água poderá nos custar “os ohos da cara”.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyáguadatasdenúnciaFaça a sua parteCatuípe é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul (nas Missões) e é conhecida como 'Terra das Águas Minerais'. Ao tempo em que era um distrito de Santo Ângelo, chegou a ser classificada como Estância Hidromineral. Afinal, Catuípe fica sobre o Aquífero Guarani. Catuípe tem uma particularidade:...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!