Volta e meia somos pegos tendo que lembrar do conceito de reputação ilibada.

Tê-la, parece, é condição básica para o exercício da representação. Se de qualquer representação, mais ainda da representação política.

Ter reputação ilibada significa ter uma conduta sobre a qual jamais alguém pensaria em apontar desvios. O simples fato de ser uma pessoa a quem se pode imputar uma mínima – e mesmo que infundável – suspeita, já a torna carente de reputação ilibada, mesmo que, ao depois, demonstre inocência quanto às acusações.

É alguém que as pessoas simplesmente não sentem vontade de apontar o dedo contra ela.

Claro que o mundo político comporta limites mais largos, admitindo, como parte do jogo pelo poder, o apontamento de desvios de conduta. Mas essas são facilmente perceptíveis pelas pessoas como sendo do jogo.

O que não é o caso quando os apontamentos atingem níveis que extrapolam o suportável até mesmo por quem se fez representar.

Eduardo Cunha, deputado denunciado na Operação Lava Jato e agora com contas secretas comprovadas por instituição de outro país – de quem se pode supor não ter interesse algum nos problemas brasileiros -, perdeu sua reputação ilibada, ou, melhor dizendo, perdeu a ilusão que causava na parcela da sociedade que o elegeu, de que era detentor de reputação ilibada.

Mas existem duas coisas piores que perder ou ficar claro que nunca teve reputação ilibada:

– continuar insistindo que é digno da representação e,
– nós, o povo, ficarmos absolutamente quietos diante disso.

O torpor que a mídia oligárquica infundiu na mente das pessoas é tanto, que ainda preferem bater panelas contra a presidenta e se negam a reconhecer que quem realmente está prejudicando o Brasil está em qualquer outro lugar, menos no governo.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/10/Eduardo-Cunha-hipocrisia-620x330.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/10/Eduardo-Cunha-hipocrisia-620x330-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoVolta e meia somos pegos tendo que lembrar do conceito de reputação ilibada. Tê-la, parece, é condição básica para o exercício da representação. Se de qualquer representação, mais ainda da representação política. Ter reputação ilibada significa ter uma conduta sobre a qual jamais alguém pensaria em apontar desvios. O simples fato...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!