uso da água

Em 31.07.2011 escrevi um post no blog “Faça a sua parte” sobre a questão da água. Reproduzo uma parte do texto:

Pesquisando na internet encontrei um dado de 2004: somente o Brasil produz algo em tormo de 45 milhões de metros de jeans e 204.207.000 de calças jeans. (fonte). A quantidade de água gasta para fabricar uma única calça jeans é de 151,4 litros. (“Segundo o designer da marca, Carl Chiara, o processo de lavagem normal para a fabricação de um jeans poderia gastar até 151,4 litros de água“).Ok! existem vários números por aí. Mas vamos tomar esses como exemplo, mesmo porque são fontes confiáveis, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Levi’s. Ainda segundo a Levi’s, para lavar uma calça jeans gastamos algo como 42 litros de água.

Pois bem, uma ducha normal, de boa qualidade, gasta entre 12 a 18 litros de água por minuto (fonte). Vamos abusar um pouco e usar 18 litros. Para concluir a etapa de dados, um bom e relaxante banho, com ducha a gás, leva em torno de 20 minutos. Agora as contas ficam fáceis.

Só no Brasil são gastos, por ano, para fabricar e lavar as calças jeans (considerando uma lavagem por semana): 30.916.939.800 l (para a fabricação) + 445.988.088.000 l (par lavar pelo uso). Somando, temos 476.905.027.800 litros de água. Isso mesmo, 477 bilhões de litros de água apenas no Brasil.

Euzinho, este que vos fala, gasta nos seus banhos (um por dia, pois vivo em terra fria) algo em torno de 6.570 litros/ano. Ufa! Fiquei tranquilo, pois isso representa apenas 72.588.284,29 dias, ou 198.872,01 anos da minha vida. Como o sol vai explodir somente a daqui 5 bilhões de anos, tenho tempo até lá. Dito de outra forma, o que se gasta para alimentar egos, com a produção brasileira de jeans, daria para 72,6 milhões de pessoas tomarem banho.

E como “Dois terços da população mundial em 2025 não terão acesso à água potável” (fonte), fico pensando: ok, vou fazer a minha parte e economizar água do banho para dar de beber a quem tem sede. Mais, vou fechar a torneira enquanto escovo os dentes ou faço a barba. E vou mijar no banho. Afinal, uma descarga gasta 20 litros. E vou apagar as luzes. Enfim, vou seguir, tim tim por tim tim, o roteiro da formiguinha. Vou preservar o meio ambiente. E, sacrifício dos sacrifícios, vou deixar de comer carne. Quem sabe assim o pum das vacas pare de poluir o ambiente.

Usei apenas um exemplo, o do jeans. Multiplique isso pelos milhões de exemplos onde a água é utilizada e terei que me manter vivo até quase o sol explodir. Pensando bem, até que será um fenômeno interessante, o suficiente para me fazer pensar em realmente mudar meus hábitos.

Se alguém quiser se dar ao trabalho de pesquisar por “água”, no Faça a sua parte, verá que muitos posts foram publicados sobre a questão da água e os perigos que agora estão se concretizando na região sudeste, em especial no estado de São Paulo.

A questão, então, é: se é sabido por qualquer jumento que a população não é a maior fonte de gastos de água, por que a culpa e as penas sempre são aplicadas a ela? Por que o Estado faz terrorismo com a população ameaçando cortes, 2 X 5? Por que a mídia faz terrorismo contra a população não divulgando a realidade ou, o que é pior, não exigindo – como exige de outros em outras situações – que se ponha fim ao descalabro do governo de São Paulo?

O que o governo de São Paulo e a mídia oligárquica fazem é puro TERRORISMO! Não existe outra definição.

E ninguém faz absolutamente nada!! Paulistanos saem às ruas para protestar por centavos na passagem de ônibus. Esquecem que ao retornar para casa não terão água para tomar um banho.

Por que razão o povo está inerte? A explicação é simples: a mídia oligárquica é comparsa do governo e seu partido.

Se eu fosse paulista, mineiro ou carioca, fazia o seguinte: convocava o povo para gastarem toda a água disponível. Tipo um “Dia da Água”. Todo mundo deixando torneiras, chuveiros e descargas abertos o dia todo.  Tanto faz, afinal, se serão cinco ou vinte dias sem água. As contas seriam astronômicas e ninguém conseguiria pagar. As concessionárias iriam para o brejo… Brejo seco, claro!

No entanto, a água acabaria inclusive para a indústria e para o agronegócio/agricultura.

Um colapso! Se o Estado é capaz de causar mal aos cidadãos e não ser responsabilizado, os cidadãos têm pleno direito de causar mal ao Estado sem serem responsabilizados também.

Um dia alguém terá que lembrar que o Estado somos nós e não eles. E menos ainda a mídia oligárquica.

Continuarei a tomar meus demorados banhos e a deixar minha filhota nos seus…

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoEm 31.07.2011 escrevi um post no blog 'Faça a sua parte' sobre a questão da água. Reproduzo uma parte do texto: Pesquisando na internet encontrei um dado de 2004: somente o Brasil produz algo em tormo de 45 milhões de metros de jeans e 204.207.000 de calças jeans. (fonte). A...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!