Lili da Silva é uma menina de 10 anos que mora no Rio de Janeiro. Não muito diferente de outras meninas de 10 anos que moram no Rio de Janeiro. É, no entanto, muito diferente da maioria das meninas de 10 anos que moram no Rio de Janeiro ou em qualquer outra cidade desse mundinho chamado Brasil.

Mas o que Lili tem assim de tão diferente? Primeiro, Lili tem acesso à internet, coisa que a maioria das lilis de 10 anos desse mundinho chamado Brasil não tem. Segundo, Lili da Silva tem coragem. Sim, não é todo dia que uma menina de 10 anos resolve escrever um mail para um blog. Pois Lili nos enviou um mail dizendo que queria ser uma colaboradora do Faça a sua parte.

Perguntamos a ela como havia nos encontrado e por que gostaria de escrever num blog e ela respondeu: “minha professora falou que devemos proteger o meio ambiente e aí digitei isso na internet e esse blog apareceu. Gostaria que meus trabalhos escolares sobre o meio ambiente aparecessem aí.”

Grande Lili. Maior até que seus poucos 10 anos. Grande professora. Marcou a fogo o coração dessa menina. E, quiçá, de tantas outras. Cabe-nos, agora, fazer cicatrizar essa marca sem que se apague. Torná-la indelével. Para que jamais esqueça esse fogo um dia acesso em prol do meio ambiente.

Sim, Lili, você já é uma colaboradora do Faça a sua parte. Publique seus trabalhos. Do que jeitinho que você sabe.

Não te preocupa se vais dizer coisas simples; coisas que imaginas que todos já saibam. Lembre-se: por mais simples que seja o que você tem a nos dizer, pode ser que ninguém ainda tenha dito. E se você não disser, jamais as pessoas ficarão sabendo. Lili, não queremos apenas gente “especialista” no assunto. São importantes, claro! Mas também queremos gente, como tu, disposta a mostrar como é fazer a sua parte. E escrever e querer mostrar trabalhos escolares é, sim, fazer a sua parte.

Não tenhas medo de errar o português. A natureza desconhece as línguas humanas. Mas ela sabe bem o que é amor, carinho, cuidado e atenção. O mesmo amor, carinho, cuidado e atenção que tens pelos teus pais ou por algum bichinho de estimação que talvez tenhas; e mesmo pelos teus amiguinhos. Nós também erramos. Faça como nós: não leves em conta os que te apontam erros no falar ou escrever; aqui vais aprender a dar valor as tuas ações. E somente a elas!

Lili ainda tem medos. Confessou: “Que dirão meus coleguinhas de aula se souberem que meus trabalhos estão sendo publicados num blog?” Prefere aparecer como “Fofinha”. Então tá, Lili, serás a “Fofinha” mais fofinha do meio ambiente daqui pra frente.

Lili da Silva bem poderia ser o símbolo de uma nova sociedade. Só depende de nós, assim como dependeu da sua professora, despertar e manter essa consciência .

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyeducação ambientalFaça a sua partemobilizaçãoPara pensarLili da Silva é uma menina de 10 anos que mora no Rio de Janeiro. Não muito diferente de outras meninas de 10 anos que moram no Rio de Janeiro. É, no entanto, muito diferente da maioria das meninas de 10 anos que moram no Rio de Janeiro ou...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!