O teólogo e escritor Leonardo Boff fez um artigo, na Carta Maior, onde compara a Besta Reinaldo Azevedo a um besouro rola-bosta.

Apesar da imagem precisa traçada por Boff, vejo-me obrigado a dele discordar. E por uma razão: o rola-bosta, ou escaravelho, é um inseto muito útil para a natureza, pois

“atuam na reciclagem de nutrientes, na aeração do solo, como dispersores secundários de sementes e redutores de parasitas, presentes nas fezes dos mamíferos (principalmente ovos depositados por moscas, que apodrecem junto com as fezes quando enterrados). Os rola-bostas são detritívoros, ou seja, utilizam fezes, carcaças e frutos em decomposição como alimentos, como recursos alimentares e reprodutivos. Devido às suas adaptações alimentares, esses besouros fazem parte de um grupo importante de detritívoros nos ecossistemas, uma vez que utilizam o solo para armazenagem, abrigo e nidificação.” (1)

Segundo o site Diário de Biologia,

“No Brasil, a espécie africana foi introduzida em 1989 para realizar o controle biológico da mosca-do-chifre (um parasita de bovinos que causam um problemão para os pecuaristas). Como a mosca deposita seus ovos no esterco, acreditava-se que, os besouros “rola-bosta” africanos, que são mais especializados tratariam de eliminar este parasita quebrando seu ciclo. Isso porque, uma fêmea do besouro africano é muito mais eficiente na postura de ovos do que os rola-bostas brasileiros!”(2)

O escaravelho era adorado no Antigo Egito, de tão importante e útil que é.

Acontece que a Besta, definitivamente, não presta para nada. Nada acrescenta na natureza. É um inútil total que até hoje pessoa alguma, fora do rolinho de excremento que são seus patrões, encontrou razão para a sua existência. Sabemos que até as baratas, por mais repugnantes que sejam, têm sua utilidade na natureza.

Que me perdoe o Boff, mas a imagem que fez foi errada. Reinaldo Azevedo e outros da mesma estirpe, na verdade formam o bolinho que o rola-bosta faz e enterra.

Por sinal, estamos precisando de rola-bostas para fazer bolinhas desses excrementos e enterrá-los o mais profundamente. Pena que o local ficará para sempre infértil.

Fontes:
(1) http://www.terrana.com.br/brasilanimal/BESOURO%20ROLA%20BOSTA/index.html
(2) http://diariodebiologia.com/2009/06/besouro-rola-bosta-o-nome-ja-diz-tudo/

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyBrasil Sem PIGReinaldoBoff,escaravelhho,Reinaldo,rola-bostaO teólogo e escritor Leonardo Boff fez um artigo, na Carta Maior, onde compara a Besta Reinaldo Azevedo a um besouro rola-bosta. Apesar da imagem precisa traçada por Boff, vejo-me obrigado a dele discordar. E por uma razão: o rola-bosta, ou escaravelho, é um inseto muito útil para a natureza,...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!