O conceito de “desenvolvimento sustentável” tornou-se mundialmente conhecido por obra e graça de Gro Harlem Brundtland – no relatório “Nosso Futuro Comum (Our Common Future, 1987) – onde se dizia ser necessário um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

O conceito foi definitivamente incorporado ao jargão mundial na ECO92 (Rio de Janeiro) e dele derivou a tão famosa, e tão menos ainda aplicada, “Agenda 21“. Nos anos que se seguiram à Conferência do Rio, o conceito foi criticado por correntes de pensamento dos mais diversos matizes. Defensores e detratores até hoje não se entendem.

No fundo, o conceito trazia – e ainda traz, como pano de fundo – a idéia de limite. Qual o nosso limite, hoje, que permite às gerações futuras estabelecerem, também, seus próprios limites? Ou, dito de outra forma, que direito tenho hoje de estabelecer o limite que as gerações futuras poderão ter? Quem me deu esse direito? Deus? A Lei? Minha consciência?

Qual é o meu limite? Até onde estou disposto a abrir mão daquilo que o desenvolvimento econômico pode me dar, para deixar que as gereções futuras decidam a mesma coisa?

Talvez estejamos abordando a questão do meio ambiente pelo lado errado. Descobrimos, todos os dias, novas formas de continuar o desenvolvimento, desde que seja ambientalmente bom. Desenvolvemos automóveis que não poluem, mas não mudamos o hábito de andar de automóvel. O problema da escassez permanece e algum dia se fará notar. Mas será que estou disposto a limitar meu conforto e parar de andar de automóvel?

Questionamos o desenvolvimento, mas não questionamos nossos limites. E é por que, no fundo, não queremos questionar nossos valores.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyFaça a sua partePara pensarO conceito de 'desenvolvimento sustentável' tornou-se mundialmente conhecido por obra e graça de Gro Harlem Brundtland - no relatório 'Nosso Futuro Comum (Our Common Future, 1987) - onde se dizia ser necessário um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!