L – I – III EL

Quinquagésimo Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula

Coiteiro. Desconhecia. Ou se conhecia não lembrava. Coiteiro é quem dá abrigo, proteção a bandidos.

Vi em uma notícia sobre escola de samba que homenageou Lampião. Fui recordar alguns fatos sobre a vida dele e me deparei com um texto que se referia a ter sido ele sempre amparado por coiteiros. Segundo consta, teria sido um coiteiro que o traiu e indicou aos homens da volante onde ele se encontrava. Bandido para uns – principalmente os coronéis nordestinos – e herói para outros.

Mas o tema não é Lampião. Uma pena que não tenha visto essa palavra ainda nos anos de 2019 a 2022.

Tivemos um grande coiteiro, senão o maior de todos. Deu abrigo no governo ao maior número de bandidos já visto na história da República.

Bandido tal qual o que dizia que deveriam aproveitar a pandemia para “passar a boiada”; ou os inúmeros responsáveis havidos pela saúde do povo e que simplesmente abandonaram tudo, resultando em quase 700 mil brasileiros mortos, além da falta de vacinas e, quando existiam, perdidas por vencimento da validade.

Tal qual, ainda, os responsáveis pelo genocídio Yanomami. Ou um responsável por uma economia que atirou milhões de brasileiros na miséria e no desemprego recordes. E fez o país retornar ao mapa da fome.

Coiteiro de bandidos. Diz-se que Pedro de Cândido teria sido o coiteiro a trair Lampião.

Verdade ou não, nada comparado ao coiteiro que traiu o Brasil. E que promete voltar.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/02/Lampiao-e-Maria-Bonita-cores.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2023/02/Lampiao-e-Maria-Bonita-cores-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoCAngaceiros,Cangaço,Coiteiro,Lampião,Maria BonitaL - I - III EL Quinquagésimo Dia do Primeiro Ano da Terceira Era Lula Coiteiro. Desconhecia. Ou se conhecia não lembrava. Coiteiro é quem dá abrigo, proteção a bandidos. Vi em uma notícia sobre escola de samba que homenageou Lampião. Fui recordar alguns fatos sobre a vida dele e me deparei...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!