constituição

Bradam as vozes pela Reforma Politica. Brada a Presidenta do Brasil. Brada seu partido, qual servil varonil.

A tal da Constituição Cidadã é – e foi desde que nasceu – letra morta.

E agora jogam a culpa no sistema político. No financiamento de campanha. Na quantidade de partidos. Na corrupção. No caixa dois. No povo, afinal, pois é o povo que vota.

Sempre soubemos que a constituição de 88 foi uma resposta aos tempos da ditadura. Nunca foi uma constituição. Não passa de um “vamos fazer de conta que estamos de acordo”. Tipo, se não fizermos assim, eles não vão deixar passar…

A CF de 88 nasceu e se criou sob a égide do medo. Lançou mão de considerar como direitos fundamentais coisas que jamais deveriam ser. Colocou, pari passu, instituições/organizações e cidadãos no mesmo patamar. Prova está a quantidade de leis ordinárias criadas para conseguir equiparar instituições/organizações como entes detentores de obrigações. Vide mídia.

Perpetuou, para bem de ser aprovada, um sistema tributário de dar inveja à criadora do frankenstein. Criou dispositivos até hoje, quase 26 anos passados, inaplicáveis.

Criou direitos demais e deveres de menos. Uma constituição deveria regular os deveres dos cidadãos para com o seu país, sua sociedade, seu Estado. Mas a CF88 foi além: inovou ao criar quase que somente direitos.

E tudo será resolvido com uma reforma apenas política! E nos moldes em que está posta: centra-se, quase que exclusivamente, na questão do financiamento das campanhas.

Vamos bater nos trinta anos sem ter mudado quase nada. Mais tempo que a ditadura civil-militar teve para também não fazer nada.

Mas em algo perdemos para a ditadura: ela não criou esse mostrengo chamado de Constituição Cidadã.

Quase trinta anos e ainda vivemos no passado, pensando que reforma política vai resolver nossos problemas.

Precisamos é de uma Constituinte ampla, que repense o Brasil de 2018 para frente. E não de 1988 para trás!

Se é para ter constituinte apenas para reforma política, sou contra! E que seja feita por gente eleita apenas para isso!

CONSTITUINTE AMPLA, GERAL E IRRESTRITA!

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoBradam as vozes pela Reforma Politica. Brada a Presidenta do Brasil. Brada seu partido, qual servil varonil. A tal da Constituição Cidadã é - e foi desde que nasceu - letra morta. E agora jogam a culpa no sistema político. No financiamento de campanha. Na quantidade de partidos. Na corrupção. No...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!