Com esse título, Leonardo Boff faz uma análise da COP15 (aqui). O texto foi publicado no portal da ADITAL – Agência de Informação Frei Tito para América Latina.
Algumas frase pinçadas (leiam o texto todo):
E que agora somos também responsáveis, cada um em sua medida, do controle do aquecimento para que não seja catastrófico para a natureza e para a humanidade. A consciência da humanidade nunca mais será a mesma depois de Copenhague. Se houve essa consciência coletiva, por que não se chegou a nenhum consenso acerca das medidas de controle das mudanças climáticas?
Parece que reforça nosso argumento: faça a sua parte, “cada um em sua medida”.
Por isso que ecologia e capitalismo se negam frontalmente. Não há acordo possível. O discurso ecológico procura o equilíbrio de todos os fatores, a sinergia com a natureza e o espírito de cooperação. O capitalismo rompe com o equilíbrio ao sobrepor-se à natureza, estabelece uma competição feroz entre todos e pretende tirar tudo da Terra, até que ela não consiga se reproduzir. Se ele assume o discurso ecológico é para ter ganhos com ele.
Competição capitaneada pelo consumismo exacerbado (é redundante, eu sei!). Tenha mais e troque mais rápido. Você já está fora de moda desde ontem. Vai ficar assim até amanhã? Concordo com Boff: não há acordo possível. Ou nos colocamos frontalmente contra o consumismo, fazendo campanhas mais acirradas pelo consumo consciente, ou …
Bom, leiam todo o texto no site original, aqui.

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasPara pensarCom esse título, Leonardo Boff faz uma análise da COP15 (aqui). O texto foi publicado no portal da ADITAL - Agência de Informação Frei Tito para América Latina. Algumas frase pinçadas (leiam o texto todo): 'E que agora somos também responsáveis, cada um em sua medida, do controle do aquecimento para...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!