Papel e discurso aceita qualquer coisa que neles se coloque.
O Presidente Barack Obama não apenas confirmou presença em Copenhaguem, como anunciou que os EUA “vão propor corte de 17% na emissão de gases até 2020 (via UOL)”. Parece que promete mais: “A meta se amplia para 30% em 2025 e 42% em 2030”. Mas tudo isso em relação ao ano de 2005 e não ao de 1990, conforme previa o tratado que eles, os norte-americanos, se recusaram a assinar.
Barack, Lula e as mulheres, pertencem a uma geração que precisa se afirmar. Foram, e ainda são, historicamente desconsiderados de tudo no ocidente dito desenvolvido: negros, pobres e mulheres. De uns tempos para cá, alguns atingiram o mando maior de seus países. Por isso ganham eleições: a uma, por supostamente representarem parcelas da humanidade que jamais imaginaram chegar onde um representante seu chegou; a duas, por terem chegado lá fazendo absolutamente a mesma coisa que todos sempre fizeram: defender o status quo do capitalismo. E qual é o status quo do capitalismo? Exaurir as fontes (sejam quais forem: trabalhadores, natureza…) e depois buscar as mesmas fontes em outro lugar.
É caro produzir automóveis com tecnologia ultrapassada, que polui, nos EUA, na Alemanhã ou no Japão? Sem problema! Basta convencer os governos estaduais do Brasil, por exemplo, a pagarem por suas fábricas e estará tudo resolvido. O velho “Terceiro Mundo” (que alguns insistem em chamar de “emergentes”) está aí para isso mesmo: poluir e devastar a natureza que eles já não mais possuem.
E como uma balinha de morango que engana criança; e ainda nos dão de presente o “Mercado de Carbono”, disfarçado de salvação da natureza e da humanidade.
Barack dizer que os EUA vão reduzir em 17% as emissões de carbono até 2020 e por aí vai é o mesmo que eu dizer que vou reduzir meu consumo de cigarros para 15 por dia até 2020; para 10 até 2030; para 5 até 2040 e, finalmente, parar de fumar em 2057, quando completar 100 anos.
Nem eu, nem a natureza estaremos aqui para ver. Só gostaria que o Barack, o Lula e as mulheres presidentes estivessem…

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasPapel e discurso aceita qualquer coisa que neles se coloque. O Presidente Barack Obama não apenas confirmou presença em Copenhaguem, como anunciou que os EUA 'vão propor corte de 17% na emissão de gases até 2020 (via UOL)'. Parece que promete mais: 'A meta se amplia para 30% em 2025...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!