Interessantes certos trechos de um artigo, de Daniel Gallas, publicado hoje na BBC Brasil, sob o título “Sem ação, futuro de EUA e Burundi é emitir mais CO2“:
“A falta de incentivos para que as pessoas invistam no meio ambiente é um problema que o governo e o Congresso dos Estados Unidos estão tentando resolver.
A solução em discussão é a criação de um mercado de crédito de carbono, nos moldes do que existe hoje na Europa. Um projeto de lei conhecido como Waxman-Markey, que está tramitando no Congresso americano, prevê a criação de um esquema cujo objetivo é incentivar as empresas a reduzirem as emissões de CO2.
Pela lei, as empresas americanas receberiam do governo uma “cota de CO2″, que determina o quanto cada empresa pode poluir o planeta. As companhias que desejassem expandir sua produção teriam duas alternativas: comprar créditos de CO2 no mercado para poder produzir e poluir mais, ou investir em tecnologias limpas para produzir mais gerando a mesma quantidade de CO2.”

O primeiro parágrafo, acima, refere que americanos precisam de “incentivos para que as pessoas invistam no meio ambiente”. Cá, na minha santa inocência, pensava que bastaria imaginar o mundo que vou deixar para minhas filhas para que fizesse o possível – e se desse, o impossível, para mudar o que aí está.
Não preciso de outro incentivo que o amor pelos seres que gerei. Mas parece que para os americanos não, a acreditar nas palavras do autor do artigo.
Os segundo e terceiro parágrafos, somados ao primeiro, nos dão a verdadeira dimensão do que eles farão para reduzir as emissões: NADA! Se depender das metas anunciadas pelo presidente e da necessidade de incentivos que os americanos precisam, é bem provável que o tal fundo de US$ 10 bilhões, propostos pelos países da Commonwealth acabará servindo para bancar os tais incentivos.
Ou seja: mais do mesmo para os mesmos…

Luiz Afonso Alencastre Escosteguyaquecimento globalFaça a sua parteMudanças climáticasInteressantes certos trechos de um artigo, de Daniel Gallas, publicado hoje na BBC Brasil, sob o título 'Sem ação, futuro de EUA e Burundi é emitir mais CO2': 'A falta de incentivos para que as pessoas invistam no meio ambiente é um problema que o governo e o Congresso dos...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!