montesquieu

Como todo bom estudante sabe, o Senhor de La Brède – vulgo Charles Louis de Secondat, foi o cara que inventou os tais de freios e contrapesos. Nunca funcionou, mas é citado por todo mundo até hoje, passados 266 anos.

A pergunta que sempre me deixou perplexo, por falta de uma resposta que tenha um conteúdo mínimo de razoabilidade, é: por que ainda vivemos sob esse sistema?

Como todo bom estudante sabe, o sistema de freios e contrapesos foi criado para tirar do povo a possibilidade de decidir, diretamente, sobre os rumos da nação. Os eleitos e os escolhidos pelos eleitos a tudo resolveriam. E, quando não resolvesse, os pesos e contrapesos resolveriam, em um passe de mágica. O povo só era necessário para escolher os representantes. Fora isso, que ficasse quieto, no seu canto, que o sistema o defenderia.

Freios e contrapesos é o equivalente político da “mão invisível” do mercado. Todo mundo sabe como ela é e para quem funciona, mas insistem em chamar de “invisível” e em dizer que resolve tudo.

Mas quem é o povo do século XXI?

Será que esse povo aceita não ser parte dos freios e contrapesos? Ou será que devemos mudar o sistema, incluindo, nele, mais um freio ou um contrapeso? Ou os dois, desde que sejam, quiçá e definitivamente, o poder do povo?

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoComo todo bom estudante sabe, o Senhor de La Brède - vulgo Charles Louis de Secondat, foi o cara que inventou os tais de freios e contrapesos. Nunca funcionou, mas é citado por todo mundo até hoje, passados 266 anos. A pergunta que sempre me deixou perplexo, por falta de...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!