Um pequeno “spoiler”: não sou especialista em nada. Ou melhor, a vida em sociedade me tornou especialista em cidadania. Assim, quem resolver ler o texto (longo) fique desde já ciente que se trata de mera opinião de um cidadão e não textos recheados de números, estatísticas e análises jurídico-econômicas.

O Brasil precisa de 10 reformas, se quiser algum dia andar nos trilhos.

Voou listá-las na ordem em que simplesmente apareceram na minha cabeça ao pensar no tema, mas ao longo dos textos a ordem de importância será preservada, na medida do possível em se tratando de comparações:

  1. Federativa
  2. Política
  3. Tributária
  4. Previdenciária
  5. Agrária
  6. Constitucional
  7. Educacional
  8. Meios de Comunicações
  9. Econômica
  10. Social

As perguntas que tenho me feito são: qual dessas “10 Reformas” terá o condão de disparar todas as demais? Dependerão umas das outras ou conseguiremos fazer uma a uma, de forma independente? Se independentes, por qual começar?

Governo algum, seja civil-militar ou democrático, conseguiu realizar, minimamente, qualquer delas, o que dirá responder se alguma tem ou não o condão de disparar as demais.

Mas vamos, corajosos que somos, começar a tentar.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoreformasUm pequeno “spoiler”: não sou especialista em nada. Ou melhor, a vida em sociedade me tornou especialista em cidadania. Assim, quem resolver ler o texto (longo) fique desde já ciente que se trata de mera opinião de um cidadão e não textos recheados de números, estatísticas e análises jurídico-econômicas. O...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!