senado federal

Não é de hoje que defendo, por escrito ou em conversas, que deveríamos adotar um sistema unicameral de representação.

A existência de um segundo nível de representação é um resquício medieval que o mundo ainda não se livrou. É a necessidade de uma “classe” superior. A manutenção do sistema de classes ainda imposto para as sociedades.

Não há um único artigo, dentre os que definem as atribuições e competências do Congresso Nacional ou do Senado Federal (art. 52), que não possa ser perfeitamente executado por um sistema de câmara única.

Além de ser o poder mais caro para a sociedade brasileira, o Legislativo bicameral não encontra argumentos que possam contrariar o fato de que é simplesmente ineficiente: custa muito para o puco que produz.

De uns tempos para cá, a inutilidade do Senado tem sido claríssima, demonstrada sobejamente pela conduta dos senadores, muito mais preocupados em resolver questões pessoais do que leis para a sociedade.

Dedicam-se os senadores, em sua grande maioria, a resolver questões de politicagem, isso quando não as criam para proveito próprio.

E antes que alguém mencione, é uma grande falácia dizer que precisamos de um sistema revisor, onde o que um faz deve ser revisto por outro, para garantir que do Congresso saia ‘coisa boa”.

A maturidade democrática não se atinge por aí, mas pela qualidade com que o povo escolhe seus representantes. E sequer com isso nosso “colendo” Senado está preocupado, pois querem apenas fazer por onde serem reeleitos.

O Senado não serve para nada e estamos gastando muito dos nossos impostos para bancar essa gente!

FIM DO SENADO, JÁ!

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoNão é de hoje que defendo, por escrito ou em conversas, que deveríamos adotar um sistema unicameral de representação. A existência de um segundo nível de representação é um resquício medieval que o mundo ainda não se livrou. É a necessidade de uma 'classe' superior. A manutenção do sistema de...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!