limite

Se guerra pode ser considerada a palavra definidora do século XX, limite será a palavra que os historiadores usarão para rotular o século XXI.

Uma imensa transformação está em curso na humanidade. Raros são os grandes momentos (entendendo “momentos” como anos…) de transformação da sociedade humana. Conto, grosso modo e a partir do advento de Jesus de Nazaré, quatro: o próprio Jesus e o legado deixado por seus seguidores, o obscurantismo medievo (apesar de ter sido época de grandes conquistas para a humanidade), a renascença/iluminismo (a “modernidade”) e, agora, o limite.

Estamos testando – e questionando – todos os limites possíveis.

Charlie e Baga testam nossos limites de aceitação da hipocrisia. Testam, também, nossos limites quanto ao conceito de liberdade. Até há pouco, aprendia-se que a liberdade de um termina onde começa a liberdade do outro.

O humor, no Brasil e no mundo, está rompendo os limites desse conceito. Tenta-se, também, impor que não existam limites para a “liberdade de expressão”. O debate segue sendo o limite que devemos ter. Ou não.

O Papa Francisco vem, de certa forma até “sem limites”, rompendo barreiras tradicionais da Igreja em seus pronunciamentos.

Enfrentamos, no Brasil, uma onda de contestação ao preconceito – em todas as suas formas – que resultará na imposição de limites a uma cultura que nunca os teve.

Ainda no Brasil, começamos a perceber que há limites para o trato com a coisa pública. A sociedade, mesmo que ainda mal dirigida, começou a acordar para a questão da corrupção. E deverá acordar, em breve tempo, para dois males ainda maiores: a sonegação e a representação política. Imporá seus limites ao abuso da representação e rigor na punição aos sonegadores.

O mundo começa a descobrir que deve impor limites à intolerância. Seja de que matiz for. Cada vez mais as pessoas se afastam dela.

Mas, para que todos esse limites sejam atingidos e a verdadeira mudança aconteça, é necessário que se atinja o principal dos limites: o limite da hipocrisia.

Já começamos, apesar de que ainda levaremos quase todo o século para chegar lá.

Mas há um fato incontestável: cada vez mais e mais pessoas não aceitam mais a hipocrisia que dita os rumos do mundo.

Para se impor, o cristianismo sofreu e fez sofrer. E assim as três grandes religiões monoteístas. Para se impor, a modernidade fez e ainda faz sofrer muita gente. Chegar ao limite está fazendo – e ainda fará – muita gente sofrer.

Quiçá até para isso haja limite: o século XXI.

https://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/11/limite.jpghttps://www.escosteguy.net/wp-content/uploads/2015/11/limite-150x150.jpgLuiz Afonso Alencastre EscosteguyHypocrisisSe guerra pode ser considerada a palavra definidora do século XX, limite será a palavra que os historiadores usarão para rotular o século XXI. Uma imensa transformação está em curso na humanidade. Raros são os grandes momentos (entendendo 'momentos' como anos...) de transformação da sociedade humana. Conto, grosso modo e...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!