aFoto0712

Sinhazinha Condessa está de férias e sinhá Kaya trabalhando.

Assim que, nas minhas férias viro babá. Difícil a vida dos homens nesse século XXI, viu?

Haja programação! É colônia de férias, cinema, teatro, passeios, zoológico, piscina, visitas, nextflix, uma preocupação constante em manter sinhazinha “atarefada”.

Mas de todas as preocupações, a maior delas é comida. De segunda a sexta, por dois meses, tem que fazer almoço.

As opções:

1. miojo, miojo com salsicha, miojo com bife, miojo com azeite, miojo com ovo cozido, miojo com batatas fritas, miojo com miojo (sim, costumo dar a ela o direito de repetir, quando o miojo está muito bom…).

2. McDonald’s, McDonald’s, McDonald’s, McDonald’s, McDonald’s, McDonald’s,  …

Vai daí que me lembrei que sou um “Metido a Chef”. Melhor dizendo, um “Metido a Cozinheiro”. Sim, Master só na televisão e olhe lá!

Não que eu seja um pai “desalmado”, mas confesso que pensei: ao menos uma criança pode ser que eu consiga enganar com essa história de dizer que cozinho. Afinal, em terra de cego…

E assim comecei a ensinar para a Condessa as “artes” da cozinha. Ontem fiz a primeira “aula”: uma omelete. Aula que considerei muito importante, de um significado moral todo especial, o de que não se pode fazer omelete sem antes quebrar os ovos. Considero que para uma criança esse aprendizado é fundamental. Pena que, no embalo da lição, esqueci de registrar em fotos.

Mas hoje fomos para a segunda lição, mais avançada: preparar panquecas. De cabo a rabo. Explico. Do moer a carne ao prato pronto.

 

aFoto0696

aFoto0697

aFoto0698

 

Após moer, uma primeira grande experiência: lidar com o fogão. A primeira aproximação com o fogo (a primeira vez a gente nunca esquece. No caso dela, veremos que ela não vai esquecer mesmo!), colocar os temperos e misturar…

aFoto0699

aFoto0700

aFoto0701

E chega a hora de fazer a massa:

aFoto0702

aFoto0703

e começar a cozinhar:

aFoto0704

Como disse, a primeira vez a gente nunca esquece, principalmente quando é a primeira queimada:

aFoto0705

Passado susto, hora de montar as panquecas, colocar o molho, salpicar de queijo ralado:

aFoto0708

aFoto0711

Claro que o tópico final da lição não poderia ser outro:

Foto0710

 

 

 

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyAventuras na CozinhaSinhazinha Condessa está de férias e sinhá Kaya trabalhando. Assim que, nas minhas férias viro babá. Difícil a vida dos homens nesse século XXI, viu? Haja programação! É colônia de férias, cinema, teatro, passeios, zoológico, piscina, visitas, nextflix, uma preocupação constante em manter sinhazinha 'atarefada'. Mas de todas as preocupações, a maior delas...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!