Globo-manipula-sorria

A mídia oligárquica – de direita ou de esquerda – não para de anunciar o golpe do 3º turno, aquele que se dará pelas mãos do Poder Judiciário.

Tudo baseado nas “contas de campanha” da Presidenta Dilma. Como é sabido, até pela extrema direita – que Dilma não tem rabo preso por caixa 2 ou seja lá pelo que for, o apelo está se dando pelo caixa 1 (contribuição legalmente declarada e transparente) associado às contribuições de empreiteiras envolvidas no caso Petrobrás.

Acontece que alguns fatos parecem estar sendo propositadamente esquecidos, tanto pela oligarquia midiática de direita quanto de esquerda (sim, já temos uma mídia oligárquica de esquerda*).

Um dos primeiros fatos é que ainda temos, pasmem, uma coisa chamada devido processo legal. O segundo fato diz respeito ao alcance dos apontamentos que poderão ser feitos pelo TSE. O terceiro, diz respeito ao próprio processo de impedimento de um presidente.

É claro, sem dúvida alguma, que o objetivo da mídia oligárquica de direita – e do PSDB – será influenciar no devido processo legal, criando um clima de “já é culpada, vamos para as ruas retirar essa comunista bolivariana do governo”.

A mídia oligárquica de esquerda se atira em uma defesa ingênua, pensando que basta denunciar um golpe para que tudo esteja resolvido.

Tanto Aécio Neves quanto Dilma receberam – como é, infelizmente, natural no Brasil – doações legais das empreiteiras envolvidas no caso Petrobrás.

Se algum ministro do STE insinuar essa relação – que nada terá de ilegal – cabe recordar que no devido processo legal cabe um outro princípio: a ampla defesa e produção de provas. É a isso que a mídia oligárquica de esquerda deve atentar e divulgar: a defesa e a produção das provas de que a campanha foi absolutamente lisa. E não deixar que as manchetes da mídia oligárquica de direita vençam. Que sirva de exemplo o caso da AP 470: quase todo mundo ficou “calado”, enquanto a mídia oligárquica de direita “deitava e rolava”.

Resta, por fim, o fato de que o processo de impedimento nada tem a ver com a aprovação das contas de campanha. É um outro processo, que deve ser iniciado pelo Poder Legislativo e que será presidido pelo presidente do STF e não por um membro do STE.

E aí, novamente, retomamos o devido processo legal. A lei brasileira não permite a “derrubada” de um presidente pelo voto dos legisladores (referência que tem sido feita ao caso paraguaio). Haverá, sim, o afastamento da presidenta enquanto durar o processo, com assunção do vice-presidente.

O que mais chama a atenção nessa situação é o fato de que todos parecem viver em um país onde não há um sistema jurídico e onde quem “grita mais alto” leva.

O caminho é muito mais longo do que supõe a vã filosofia da mídia oligárquica, de direita e de esquerda.

Apesar da proximidade do Natal, não deveríamos bancar o papel de peru e ficar morrendo de véspera.

* Oligarquia: Poder exercido por poucas pessoas ou famílias. Já temos, no Brasil, uma mídia oligárquica de esquerda, formada por poucas pessoas, na sua imensa maioria formada por jornalistas que dominam a internet por meio das redes sociais e blogs.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoA mídia oligárquica - de direita ou de esquerda - não para de anunciar o golpe do 3º turno, aquele que se dará pelas mãos do Poder Judiciário. Tudo baseado nas 'contas de campanha' da Presidenta Dilma. Como é sabido, até pela extrema direita - que Dilma não tem rabo...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!