Josias reinou em Jerusalém por 31 anos. “Fez o que é agradável aos olhos de Yahweh e seguiu a conduta de seu antepassado Davi, sem desviar nem para a direita nem para a esquerda”. (2Cr 34)

Já do outro Josias, o do UOL, só se pode fazer coro com o Houaiss, quando define mequetrefe: “indivíduo sem importância, inútil, insignificante; borra-botas, joão-ninguém”. E faz por merecer nesse post, Lula relança Dilma com truque velho: plebiscito, um apanhado de asneiras totalmente desequilibrado para a direita. Houvesse seguido seu xará, bem poderia ter escrito algo que contribuísse para o país.

Mas não! Ao chamamento para o debate político, refere-se como sendo um “plebiscito”. Trata o povo, assim, como um ente ignorante e incapaz de ultrapassar o “sim” ou o “não” para as questões sociais do país.

Cita o governador de Pernambuco para mais uma vez, como tem sido hábito da mídia oligárquica, forçar a barra da existência de uma bipolarização partidária (“mote segundo o qual o teatro da dicotomia –PT X PSDB e vice-versa— já encheu o saco”). Ou o Josias, não o Rei de Judá, é pouco provido de neurônios (o que duvido, posto que capaz de escrever mais de um parágrafo), ou está realmente mau intencionado: esquece que tanto o governador de Pernambuco, quanto a Marina, por ele citada, formam, junto com o “mágico’ que tira coelhos da cartola, um pensamento de país absolutamente diferente ao do FHC e seus possíveis candidatos. PSB e a Rede da Marina não se contrapõem ao projeto de país do “mágico” (como se o projeto fosse coisa apenas dele), mas tão somente ao predomínio político de um partido sobre os demais.

Esse é o mote dos chamados “anti-PT”: vale até apostar na esquerda, desde que não seja o PT. A “dicotomia” que existe não é a “PT X PSDB”, mas a PT X anti-PT. Mesmo concordando (“Faltam aos rivais de Dilma votos e ideias”) com a colocação do Lula de que ““Eles estão inquietos porque percebem que estão sem valores, sem discursos, sem propostas. Porque todas as coisas que eles pensaram em fazer nós fizemos mais e fizemos melhor. É por isso que nós queremos fazer esse debate.” (aqui), introduz a ideia de que o tal plebiscito não passaria de sim ou não para o próprio PT: “Mas o PT talvez fosse obrigado a comparar-se consigo mesmo.”

O texto todo é de uma fraqueza intelectual indigna de um nome que já foi Rei de Judá. E, como sói acontecer aos fracos, termina por tornar em adjetivos – e de uso maldoso – substantivos próprios que considera perigosos, posto que não aliados: “Valdemares e Kassabs”. Não passa de mais um anti-PT da mídia oligárquica. Um mequetrefe.

 

 

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyBrasil Sem PIGJosiasJosias reinou em Jerusalém por 31 anos. 'Fez o que é agradável aos olhos de Yahweh e seguiu a conduta de seu antepassado Davi, sem desviar nem para a direita nem para a esquerda'. (2Cr 34) Já do outro Josias, o do UOL, só se pode fazer coro com o...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!