dirceu

“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.”

E como já cantava Chico Buarque “És página virada/ Descartada do meu folhetim”.

Quando vejo Paulo Nogueira (aqui) cobrando de Lula e do PT ações mais incisivas na questão José Dirceu, começo a ficar literalmente apavorado.

Significa dizer: quando as poucas vozes de peso começam a ser pautadas pela mídia oligopolista, devemos colocar as barbas de molho, como diziam os sábios de antigamente.

Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa, também diziam os antigos.

Paulo Nogueira questiona o abandono de Lula e do PT para com José Dirceu. E os acusa de estarem “engajados em coisas mais prioritárias como a governabilidade e as eleições”.

Primeiro: o país não é José Dirceu, embora a mídia faça questão de que pareça ser. E parcela do PT e da esquerda também o faça.

Segundo: não podemos perder nosso tempo com apenas dois humanos: Joaquim Barbosa e José Dirceu.

Terceiro: Nogueira parece querer mijar no próprio pé ao dizer: “Os companheiros de Joaquim Barbosa não se dão conta de que o silêncio, num momento tão sinistro, é um ato de cumplicidade, ou de endosso?”

Não, meu caro, não é endosso ou sequer cumplicidade. Parece ser sabedoria. Algo que está faltando para a esquerda brasileira. Contra fatos não há argumentos, já dizia algum sábio antigo. Pela pauta que estão nos impondo, o silêncio dos colegas de STF é o que de melhor sabem poder fazer. Qualquer outra manifestação seria munição para a mídia oligárquica.

O “espírito de corpo” prevalece – ainda bem, no caso – para preservar algo muito maior do que Joaquim Barbosa: o cotidiano dos julgamentos do STF.

Arriscam macular a imagem para preservar a imagem. Com a certeza de que sairão vencedores. Joaquim Barbosa não foi o primeiro péssimo presidente do STF e sequer será o último. E os ministros sabem bem disso.

Há, no entanto, quem parece não saber. E esses são os que insistem em transformar um projeto de governo em um projeto de defesa do José Dirceu. Esquecem que parcela do PT – substancial, embora não majoritária –  não concorda com essa defesa. E pensa, até, que Dirceu fez por merecer.

Erram os que insistem em transformar José Dirceu em mártir e com isso angariar votos.

E se Lula e o PT, quando começar o período eleitoral oficial vierem com José Dirceu como bandeira, vou cantar em alto e bom tom:

És página virada/ Descartada do meu folhetim”…

“Há um tempo de plantar e um tempo de arrancar a planta!”

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO Chato'Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.' E como já cantava Chico Buarque 'És página virada/ Descartada do meu folhetim'. Quando vejo Paulo Nogueira (aqui) cobrando de Lula e do PT ações mais incisivas na questão José Dirceu, começo a ficar literalmente apavorado. Significa dizer: quando...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!