3. Preparo à moda “meu pai”

Finalmente, ao menos uma vez na vida, você poderá fazer algo de útil para sua família no domingo. E isso graças ao Chato. Lembre-se: só o Chato faz por você o que nem você é capaz de fazer!

Vamos rever os ingredientes:

– 1,5Kg de batata;

– 1 cebola média;

– 1 maçã;

– 1 vidro de maionese;

– 2 latas de atum ralado;

– azeite de oliva;

– sal;

– 1 pé de alface;

– 2 ovos;

Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar com sal. Como essa não é uma receita econatureba, descasque as batatas. Você vai entender porquê! Aproveite e coloque os dois ovos junto (os da galinha). Vamos economizar água e gás, né?

Depois de cozidas, exprema as batatas como se fosse preparar um purê. Reserve duas a três colheres de sopa de maionese (para a decoração) e misture o restante à batata. Misture bem até obter uma mistura homogênea.

Descasque a cebola e passe no ralador manual. Como essa não é uma receita econatureba, descasque a cebola. Você vai entender porquê! E, por favor, não use esses aparelhinhos americanos de moer tudo. Eles transformam tudo numa passoca e, nesse caso, faz parte da salada a percepção da existência da cebola e não de passoca de cebola. Misture-a à batata com maionese. Misture bem até obter uma mistura homogênea.

Descasque a maçã e retire a parte das sementes. Como essa não é uma receita econatureba, descasque a maça. Você vai entender porquê! E, por favor, não use esses aparelhinhos americanos de moer tudo. Eles transformam tudo numa passoca e, nesse caso, faz parte da salada a percepção da existência da maçã e não de passoca de maçã. Misture-a à batata com maionese e cebola. Misture bem até obter uma mistura homogênea.

Aqui uma dica de sabor que só o Chato dá para você: a maçã vermelha (fuji, gala, argentina) dará um sabor levemente, mas muito levemente mesmo, adocicado para a salada. Perceptível apenas por pessoas dotadas de paladar sensível, refinado. Você fará um sucesso enorme. Não se preocupe se o adolescente que você colocou no mundo, acostumado a comer McDonalds, não perceber. Um dia ele cresce e vira gente. Por outro lado, você também pode utilizar a maçã verde. Nesse caso a maçã dará um sabor levemente, mas muito levemente mesmo, ácido para a salada. Perceptível apenas por pessoas dotadas de paladar sensível, refinado. Você fará um sucesso enorme. Não se preocupe se o adolescente que você colocou no mundo, acostumado a comer McDonalds, não perceber. Um dia ele cresce e vira gente. Viu? Duas receitas em uma. O Chato é o must!

Abra as latas de atum e escorra o líquido. Como essa não é uma receita econatureba, retire o atum das latas. Você vai entender porquê! E, por favor, use o abridor de latas. Utilizar a faca de cortar carne costuma ser perigoso, além de tirar o fio da faca.

Aqui outra dica de sabor que só o Chato dá para você: esqueça o filho adolescente que só come McDonalds e pense nas mulheres da sua família. Se elas estão naquela fase triste de se acharem gordas, cada vez que La Bündchen aparece na TV, use atum Light. Misture o atum à batata com maionese, cebola e maçã. Misture bem até obter uma mistura homogênea.

Coloque azeite de oliva a gosto. Vamos combinar uma coisa: larga mão de ser murrinha e vê se não usa óleo de soja, OK? Tem que ser azeite de oliva. Entendeu agora porque deveria ter escorrido o azeite das latas de atum? É, é pra não misturar com o azeite de oliva e estragar a sua salada especial.

Prove e acrescente sal se necessário.

Para terminar, descasque os ovos e pique-os bem picadinhos. Como essa não é uma receita econatureba, descasque os ovos. Você vai entender porquê! E, por favor, não use esses aparelhinhos americanos de moer tudo. Eles transformam tudo numa passoca e, nesse caso, faz parte da salada a percepção da existência dos ovos e não de passoca de ovos. Além do mais, decoração com passoca de ovos é out nesse verão.

Decore as bordas do refratário, ou da travessa, com folhas de alface. Como essa não é uma receita econatureba, lave a alface antes. Não será nada agradável se, depois de tudo isso, seu filho adolescente acostumado a comer McDonalds, encontrar uma lesminha passeando no prato. Tudo bem que ele gosta de carne de minhoca, mas lesma e outros bichinhos, ainda não.

Coloque a salada no refratário, ou travessa. Passe a colher por cima para alisar e dar forma de uma pequena colina, dessas que você vê nos campos, quando viaja. Por cima, espalhe as colheres de maionese que estavam reservadas. Salpique tudo com os ovos picados.

Leve ao refrigerador por uma hora no mínimo. Lembre-se que as batatas estavam quentes.

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyAventuras na CozinhaCrônicasCulináriaSaladas3. Preparo à moda “meu pai” Finalmente, ao menos uma vez na vida, você poderá fazer algo de útil para sua família no domingo. E isso graças ao Chato. Lembre-se: só o Chato faz por você o que nem você é capaz de fazer! Vamos rever os ingredientes: - 1,5Kg de batata; -...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!