mundo_novo

Diz o vereador porto-alegrense Reginaldo Pujol (DEM), ao requerer o pedido de abertura de uma CPI para investigar a “ocupação” da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, entre os dias 10 e 18 de julho, que “Houve também perda de prestígio do Parlamento”.

Ainda vivem, ele e os outros 18 que assinaram o requerimento, no admirável mundo velho, aquele mundo onde era possível viver ignorando a realidade posta na vida cotidiana das cidades.

O grande choque que está acontecendo – e a maioria dos políticos ainda não entendeu – ou por falta de capacidade para tanto, ou por má-fé mesmo – é que a forma de fazer política e de ser político, até agora, acabaram.

No Admirável Mundo Velho, a forma de fazer política e o ser político encerravam-se em si mesmo. Os benefícios para a polis são meros meios para atingir o objetivo final: a manutenção no poder, ou, ao menos, perto do poder.

E é exatamente esse tipo de “ver o mundo” que está contido na expressão “perda de prestígio do Parlamento”. Há, aqui, uma clara referência circular, ou auto referência: eu me atribuo aquilo que julgo que devo e quero ter.

Há mais: há uma clara expressão do distanciamento, que eles próprios fabricam – tão característico do mundo velho -, existente entre os “prestigiados” e os que prestigiam.

A pergunta que os políticos deveriam se fazer, no Admirável Mundo Novo que está se formando, é:

Por que fomos ocupados?

Essa mudança, infelizmente, não está ao alcance dos nossos edis que fazem e assinam semelhante proposta.

No admirável mundo velho, “a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, porém em sentido contrário’. Formos invadidos? Investiguemos para punir os culpados.

Particularmente, tenho pena dessa gente. Serão engolfados, assim com tantos, pela história. E será a história a demonstrar aquilo que não querem ver: que não possuem mais prestígio algum; que o mundo não mais se divide entre ter ou dar prestígio.

Que continuem olhando para a mesma direção e com seus velhos óculos. O Novo Mundo parece estar tão longe deles…

(fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/base-de-fortunati-protocola-pedido-de-cpi-para-investigar-ocupacao-na-camara-9263.html)

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyO ChatoPolíticaUncategorizedDiz o vereador porto-alegrense Reginaldo Pujol (DEM), ao requerer o pedido de abertura de uma CPI para investigar a 'ocupação' da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, entre os dias 10 e 18 de julho, que 'Houve também perda de prestígio do Parlamento'. Ainda vivem, ele e os outros 18...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!