solidariedade.jpgHoje, pra variar, vamos falar de meio ambiente. Mas não de árvores, rios, poluição, lixo, sacolas plásticas, aquecimento global…

Vamos falar de um meio ambiente por vezes – e no mais das vezes – esquecido: o meio ambiente humano. E é a parcela do meio ambiente mais ameaçada de extinção, embora não conste de nenhuma “lista vermelha”.

Desenvolvemos, ao longo da história, uma incrível habilidade para destruir tudo o que nos cerca. O ser humano é o único animal cuja existência causa desequilíbrio na natureza:
transforma elementos naturais em objetos desnecessários. Pior, somos literalmente forçados a acreditar que precisamos desses objetos. Confundimos existência digna com excesso, travestido, esse, de “conforto”. E nos esquecemos de alguns bilhões que sequer água têm para beber.

Alguns mais céticos talvez possam dizer que apenas escrever em blogs não resolverá o problema. Nós, do Faça a sua parte acreditamos que sim, pois escrever e transmitir o que se escreve espalha consciência. E é de consciência sobre os problemas que causamos ao  meio ambiente que precisamos.

É com a consciência que hoje começa a se espalhar, com a colaboração de todos os que participaram da blogagem sobre o dia mundial da água, que vamos conseguir salvar o ser humano da extinção. O meio ambiente humano é isso: relação humana e consciência.

Queremos agradecer a todos os que perceberam a importância de dedicar um pouco do seu tempo para estudar, pesquisar e escrever sobre a água. Temos hoje, graças a vocês, um manancial de conhecimentos sobre a água, que estará disponível no Calendário Verde (os links estarão lá). À Meire e ao Oscar, pela divulgação ao longo da semana.

Um especial agradecimento a Luma. É graças ao meio ambiente humano que ela criou em torno de si, que podemos dizer  que essa blogagem foi um sucesso. Obrigado, Luma.

Imagem daqui.

Luiz Afonso Alencastre Escosteguycampanhaeducação ambientalFaça a sua partemobilizaçãoPara pensarHoje, pra variar, vamos falar de meio ambiente. Mas não de árvores, rios, poluição, lixo, sacolas plásticas, aquecimento global...Vamos falar de um meio ambiente por vezes - e no mais das vezes - esquecido: o meio ambiente humano. E é a parcela do meio ambiente mais ameaçada de extinção,...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!