O surgimento desse tipo de inteligência está associado a uma questão fundamental na natureza: como se explica que as ações simples de cada indivíduo resultem no comportamento complexo do grupo?“.

Esse é um tema sempre polêmico e que divide opiniões: há os que defendem que somente ações coletivas podem resultar em mudanças; há os que, a contrario sensu, entendem que ações individuais são mais importantes.

O trecho citado é de uma reportagem da última edição da National Geographic Brasil (julho/2007), cujo título é “Inteligência Coletiva”. Não vou me alongar, pois considero – e desculpem a ousadia – uma leitura obrigatória.

O link: National Geographic

Luiz Afonso Alencastre EscosteguyFaça a sua partePara pensar'O surgimento desse tipo de inteligência está associado a uma questão fundamental na natureza: como se explica que as ações simples de cada indivíduo resultem no comportamento complexo do grupo?'.Esse é um tema sempre polêmico e que divide opiniões: há os que defendem que somente ações coletivas podem resultar...Antes de falar, pense! Antes de pensar, leia!